Governo Lula 3 - Pixagate ou pixotada?



(*) Taciano Medrado

Depois da grande "pixotada" dada pelo governo Lula 3 sobre o PIX, agora a turma "apaga  fogo" se vira para tentar arrumar os pedaços deixados pelo todo poderoso Haddad, lançando,  nesta quinta-feira (23), uma campanha publicitária,  chamada de Pixagate,  ás custas dos brasileiros no valor de R$ 50 milhões para reverter a repercussão negativa criada em torno do PIX.

Na tentativa de acalmar o mercado e a população, o governo tira da manga uma estratégia no estilo PT,  e lança o slogan da campanha deverá ser: “Pix: Seguro, Sigiloso e Sem Taxa”. 

Para a turma do abafa do  Planalto é importante esse  "timing" para o lançamento de uma campanha idealizada, pois a regra de que as transações de Pix seriam taxadas ainda continua em alta nas redes sociais e outros meios de comunicação gerando desgaste para o governo Lula 3.

A bomba!

Em janeiro deste ano, a Receita Federal colocou em ação uma instrução técnica que aumenta a fiscalização para transferências acima de R$ 5.000,00 feitas para o Pix de pessoas físicas. A repercussão negativa da norma causou uma grande derrota política para o governo Lula desde 2023.

Efeito Nikolas Ferreira

Após um vídeo do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) atingir mais de 324 milhões de visualizações no Instagram, a equipe econômica decidiu revogar a regra e editar uma MP (medida provisória) para reforçar as regras que já existem sobre o Pix. Além disso, houve o impedimento de cobranças adicionais ou impostos.

Desse imbróglio, o estrago chamado taxação do Pix  já foi feito,  e mesmo que o governo tente remendar  nunca será como antes. A desconfiança já está no ar.

(*) Professor e analista político

Não deixe de curtir nossa página Facebook e também Instagram para acompanhar  mais notícias do TMNews do Vale (Blog do professor TM)


AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do TMNews do Vale (Blog do professor TM) Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem