Alguns agricultores do interior de São Paulo estão aderindo ao sistema agroflorestal, que visa preservar o ecossistema local enquanto produzem alimentos. Nessa prática, é possível que a agricultura e a vegetação local convivam em harmonia e sintonia.
Diferente da monocultura, que consiste em adotar um tipo de plantio ou criação, a agrofloresta valoriza a diversidade da natureza. Diante disso, muitos produtores aderiram a prática.
Além das funções ecológicas, como o aumento da biodiversidade e a conservação do solo, o sistema agroflorestal traz vantagens financeiras. Quando o produtor traz a diversidade ambiental, ele deixa de depender de um único produto, e não é prejudicado pela queda dos preços ou pelo clima que desfavorece a safra.
Dois estudantes de agricultura da Universidade Estadual Paulista (Unesp) também aderiram a prática e ajudam agricultores da região. Além disso, eles também fazem compostagem, um adubo orgânico feito com o resto de frutas e outros alimentos estragados que iriam para o lixo.
A alternativa de conviver em harmonia com a natureza torna o processo de plantação mais difícil, porém, gera resultados satisfatórios não só de modo financeiro, mas também para a saúde do planeta terra em geral.
Fonte: G1- 1 - Sorocaba e Jundiaí
Não
deixe de curtir nossa página Facebook e também Instagram para acompanhar mais notícias do TMNews do Vale (Blog do
professor TM)
AVISO:
Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião
do TMNews do Vale (Blog do professor TM) Qualquer reclamação ou reparação é de
inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que
violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não
respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.


Postar um comentário