(*) Taciano Medrado
No dia 03 de dezembro fiz um editorial intitulado: O "NOVO" de Andrei Gonçalves: Prenúncio da velha política em nova embalagem? Reveja
Parece que o prenúncio da velha política vai prevalecer na equipe de governo do prefeito eleito Andrei Gonçalves, que está indo na contramão da promessa feita de implementar uma gestão inovadora e eficiente, embalada pelo slogan “O NOVO”.
E não venha me dizer que estou sendo precipitado no meu julgamento, afinal só esses 15 nomes anunciado já me dão a certeza de saber como serão o restante que irão completar o governo "do novo". Afinal ainda faltam os indicados dos Deputados estaduais Roberto Carlos, que no mínimo deverá empurrar seu irmão Celso Leal em alguma secretaria e Zó que também vai querer abocanhar seu pedaço.
Lembro que na primeira entrevista concedida a uma radio da cidade, Andrei declarou a todos os pulmões de que iria escolher seus secretários, em primeiro lugar pelo critério técnico e depois analisaria algumas indicações políticas.
Contudo, pelas escolhas anunciadas dos 15 nomes, até agora, e pela minha estatística 60% foram escolhidos pelo critério político, sob as ordens impositivas, e com a mão gulosa do cacique-Mor, Jerônimo do PT, governador da Bahia.
Nessa segunda-feira(23) o prefeito eleito teve que engolir de goela abaixo:
Ana Angélica Almeida Lima Santana na Secretária de Administração, figurinha carimbadas em gestões municipais anteriores com as do ex-prefeito Joseph Bandeira;
Lucinete Alves Silva, na Assessora de Planejamento e Gestão de Convênios, ex- secretária de Educação do governo;
Érica Daiane da Costa Silva na Secretária da Mulher e Juventude;
Maéve Melo dos Santos, na Secretária de Educação do governo de Paulo Bomfim;
Fabiana de Possídio Egashira Guimarães – Diretora-Presidente do Serviço de Água e Saneamento Ambiental - SAAE:
Nomear algumas figuras que já ocuparam cargos de destaque em administrações anteriores contradiz a mensagem de renovação que permeou sua campanha. Enquanto o eleitorado esperava uma ruptura com práticas tradicionais e a entrada de novas ideias, essa decisão sugere uma continuidade disfarçada, trazendo à tona a prática recorrente de reciclar nomes conhecidos da política local.
O povo de Juazeiro estará atento aos próximos passos. Promessas são apenas o começo; a verdadeira renovação exige coragem para romper com antigos padrões, o que parece faltar ao inexperiente futuro prefeito, Andrei Gonçalves, que se vê cercado de velhas águias predadoras da velha politica baiana.
Confesso que por um momento me deixei levar pela esperança, de que de fato "novos tempos" viessem junto com o governo Andrei Gonçalves, mas vejo que não passou de uma ilusão. Como se falar no "Novo", quando vejo o "velho" nas minha retinas?
De uma coisa é certa, uma das decisões mais corretas que tomei foi a de me afastar desse lamaçal chamado política e poder ter a liberdade de expressar meu senso critico de elogiar, quando vejo acertos, e criticar fortemente quando vejo erros.
E que venham os 100 dias do governo Andrei Gonçalves!
(*) Professor e analista político
Não deixe de curtir nossa página Facebook e também Instagram para acompanhar mais notícias do TMNews do Vale (Blog do professor TM)
AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do TMNews do Vale (Blog do professor TM) Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.
Postar um comentário