Segundo Kalil (foto), Lula deve realizar uma nova cirurgia na 5ª feira (12.dez) para conter futuros sangramentos intracranianos, decorrentes da queda sofrida em outubro...
O médico particular do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Roberto Kalil Filho, falou a jornalistas nesta 4ª feira (11.dez.2024) sobre o estado de saúde do presidente na entrada do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.
Segundo Kalil, Lula deve realizar uma nova cirurgia na 5ª feira (12.dez) para reduzir a chance de futuros sangramentos intracranianos decorrentes da queda sofrida em acidente doméstico em outubro. Lula foi levado para a capital paulista depois de ser constatada uma hemorragia cerebral por causa do acidente doméstico. Fez uma cirurgia de trepanação craniana.
Leia abaixo a íntegra da entrevista de Kalil:
Roberto Kalil: Vamos com calma, nada aconteceu, respirem fundo, por favor. Como vocês sabem, foi amplamente divulgado, a cirurgia do presidente transcorreu sem nenhuma intercorrência, tá? Foi feita a drenagem, a trepanação e a retirada daquele hematoma. A evolução do presidente foi ótima. O presidente se encontra bem, sentado, conversando, comendo e se alimentando, OK.
Já estava sendo discutido como complemento ao procedimento cirúrgico esse tipo de embolização, que é um tipo de um cateterismo, que ele vai embolizar a chamada artéria meníngea. Por quê? Porque quando você drena o hematoma – eu tô falando bem calmo – quando você drena o hematoma, existe uma pequena possibilidade de, no futuro, as pequenas artérias da meninge ainda causarem um pequeno sangramento, entendeu? Então isso não é impossível de acontecer.
Este procedimento complementar ao procedimento cirúrgico é para minimizar o risco de no futuro isso acontecer. Isso faz parte dos protocolos atuais, é o procedimento de baixo risco que foi muito discutido com a equipe médica no dia de hoje.
Então hoje, a equipe médica –doutor Marcos Stávale, doutor Rogério Tuma, a doutora Ana, doutora Roberta e eu, nós discutimos com o doutor Zé Guilherme, que fará o procedimento. Então esse é um procedimento relativamente simples. Nós íamos… esse procedimento está marcado para amanhã de manhã. Nós íamos divulgar para vocês, porque isso não é esconder a informação, na coletiva que está marcada amanhã às 10 horas. Nós íamos comentar com vocês: ‘Olha, foi feito um procedimento, assim assim’.
Porém, o presidente e a dona Janja fizeram questão de postar o boletim antes do procedimento – porque nós íamos realmente, a equipe médica, doutora Ana e eu, nós tínhamos combinado de fazer o procedimento, que é uma rotina, que não aconteceu nada, não teve nenhuma intercorrência. Faz o procedimento e depois em uma coletiva nós damos toda satisfação como a imprensa merece, como o povo brasileiro merece e como o presidente e a dona Janja querem. Mas, quando nós divulgamos o boletim de manhã, não estava decidido, e o próprio presidente pediu: ‘Informe a imprensa, por favor’. E foi por isso que nós lançamos esse boletim dizendo sobre o procedimento que acontecerá às 7 da manhã, a pedido do presidente.
Fonte: Poder 360
Não
deixe de curtir nossa página Facebook e também Instagram para acompanhar mais notícias do TMNews do Vale (Blog do
professor TM)
AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do TMNews do Vale (Blog do professor TM) Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.
Postar um comentário