"Força policial não pode ser violenta", diz Lewandowski após abordagens policiais letais


O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, disse nesta quinta-feira (5) que o Ministério acompanha com grande preocupação o avanço dos episódios de violência policial registrados no país. Segundo ele, a Pasta estuda um ato normativo para instruir as corporações policiais sobre um “uso progressivo da força”. 

O ministro deu a declaração na abertura de uma reunião do Conselho Nacional de Segurança Pública e Defesa Social, no Palácio da Justiça. O posicionamento se dá depois que casos de violência policial ganharam repercussão nos últimos dias, como o homem que foi jogado de uma ponte, em São Paulo; o militar que atirou nas costas de um homem após ele furtar sabão em mercado da capital paulista; e o mototaxista morto após discussão com um policial militar, que se recusava a pagar uma corrida de R$ 7 em Pernambuco.

“Temos grande confiança nas corporações policiais, sejam elas militares ou civis, mas não podemos compactuar com esses casos e esperamos – temos certeza até - que são isolados. São casos contra civis, pessoas que são muitas vezes meros suspeitos que são encontrados nas ruas e são vítimas de uma violência absolutamente injustificada”, disse o ministro. 

Lewandowski anunciou que o Ministério estuda um ato normativo para instruir as instituições de segurança pública sobre o uso progressivo da força. Segundo ele, o documento será feito com diálogo para que haja comum acordo sobre o conteúdo. 

O uso progressivo da força estabelece que as abordagens policiais devem começar sempre de forma branda e o uso de armas letais acontece somente em último caso, quando há alto risco para a segurança dos policiais e de civis.

“A segurança não é só sobre a ação dos malfeitores, mas também a segurança dos cidadãos contra excessos do próprio estado. Então, é uma questão que nos preocupa. Uma polícia verdadeiramente democrática, que quer garantir a segurança dos cidadãos, não pode praticar violência”, defendeu.

CNN Brasil

Não deixe de curtir nossa página Facebook e também Instagram para acompanhar  mais notícias do TMNews do Vale (Blog do professor TM)

 

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do TMNews do Vale (Blog do professor TM) Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem