Quem esteve no Sociedade Urgente desta sexta-feira (29) foi o prefeito eleito de Juazeiro, Andrei Gonçalves (MDB) que conversou com o apresentador Adelson Carvalho sobre os desafios para o futuro da cidade
Eleito com 48,85% dos votos, sendo 61.163 votos, Andrei Gonçalves (MDB) é o novo prefeito de Juazeiro. Andrei estudou administração de empresas, fez especialização em gestão pública e mercado financeiro, além de uma pós-graduação em captação de recursos públicos, e é palestrante de educação financeira.
Aos 40 anos, se candidatou pela primeira vez e foi eleito pelos juazeirenses e tem a ciência dos desafios que irá encontrar no mandato.
Juazeiro está situada às margens do Rio São Francisco, o que a torna uma cidade ribeirinha de destaque. A cidade é um dos maiores polos de fruticultura irrigada do Brasil, destacando-se na produção e exportação de uvas, mangas e outras frutas tropicais.
“Juazeiro hoje é a cidade mais endividada da Bahia, é a décima cidade mais endividada do Brasil, Juazeiro é a quinta cidade mais violenta do Brasil, no IDEB nós caímos de 5.8 para 5.2, ou seja, nosso IDEB está caindo, está tendo uma greve do transporte escolar em Juazeiro, se o aluno não vai para escola, a consequência é que vai absorver menos informações e a qualidade do ensino vai diminuindo.” dispara Gonçalves.Além de listar os problemas econômicos e educacionais da cidade, o prefeito eleito também cita os problemas deixados pela atual gestão, que passará o mandato no dia 01 de janeiro de 2025, problemas estes com as dívidas do saneamento básico. ”Nós vamos pegar uma cidade que além de todos os problemas, a gente ainda vai pegar uma dívida do saneamento.”
Um dos projetos de Andrei Gonçalves (MDB) para sanar este problemas é a criação do conselho municipal de saneamento básico, que será responsável pelas políticas de
gerenciamento de recursos hídricos e saneamento básico da cidade e do projeto
municipal de requalificação dos riachos urbanos.
“A gente está relatando o desafio, eu costumo apresentar muito esse retrato para as pessoas para que a gente entenda o desafio que nós temos pela frente, a sociedade precisa estar junta, para resgatar Juazeiro.” relata
A cidade de Juazeiro é a 66ª cidade mais rica do agronegócio brasileiro, com uma produção de 1 bilhão e 595 milhões de reais.Andre pretende implantar o Programa Juazeiro 200 anos, elaborando o novo plano diretor, que definirá a visão de futuro da cidade para os próximos 50 anos, por meio do planejamento urbano de uma cidade humanizada, a fim de reverter os problemas estruturais e históricos da cidade e os desequilíbrios ambientais causados ao longo dos tempos, a exemplo dos riachos urbanos poluídos, de forma que possa servir como um roteiro para intervenções futuras, a médio e longo prazo.
O prefeito ainda faz uma analogia do atual momento da cidade com uma das piores doenças do século, a depressão. Além de trazer a comparação com a cidade vizinha, que está se desenvolvendo, enquanto Andrei percebe a sua cidade retrocedendo.
“Juazeiro é como uma mulher, um homem, que está depressivo. Que acorda todos os dias e não quer trabalhar, não quer se arrumar, não quer tomar um banho, está sem forças e olha para o espelho e diz: ‘Eu tô feio’, e esse espelho é Petrolina, que nos deixa constrangidos.” declara Andrei Gonçalves.
Fonte: Portal de notícias Sociedade online
Não
deixe de curtir nossa página Facebook e também Instagram para acompanhar mais notícias do TMNews do Vale (Blog do
professor TM)
AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do TMNews do Vale (Blog do professor TM) Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.
Postar um comentário