Fala de Janja sobre Musk irrita governo e frustra diplomatas


A primeira-dama Janja Lula da Silva durante evento do G20 Social...


Integrantes do governo e da diplomacia brasileira ficaram irritados com o xingamento que a primeira-dama Janja Lula da Silva fez a Elon Musk no sábado (16.nov.2024), quando disse que o bilionário norte-americano e futuro integrante do novo governo de Donald Trump (Partido Republicano) deveria “se foder”. Avaliam que o episódio constrange a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e dificulta a aproximação do Brasil com os Estados Unidos em um novo contexto político. 

Ministros ouvidos pelo Poder360 disseram em reservado que Janja levantou a bola para que a direita cortasse ao provocar uma polêmica desnecessária. 

Questionam também se até a “bolha” da esquerda mais simpática a ela se “divertiu” com o xingamento. Por sua forte influência sobre Lula, nenhum integrante do governo aceita criticar a primeira-dama publicamente.

Diplomatas brasileiros também relataram constrangimento com a declaração. Dizem que o episódio pode dificultar as incursões que o Brasil tem feito junto a representantes de Trump, que assume o comando dos Estados Unidos em 20 de janeiro de 2025. Ele substitui Joe Biden (democrata), que está no Brasil para participar do G20. 

Ministros e outros integrantes do governo ressaltam que o próprio presidente Lula mandou um recado ainda no sábado rebatendo a fala da mulher, algo que chamou a atenção por ser raro. O petista costuma criticar diretamente ou de forma velada seus subordinados, mas nunca a primeira dama.

Em discurso no Festival Global Contra a Fome e a Pobreza, chamado de "Janjapalooza", Lula disse que não se deve xingar ninguém, sem citar o episódio de sua mulher “Eu queria dizer para vocês que essa é uma campanha em que a gente não tem que ofender ninguém, não temos que xingar ninguém. Nós precisamos apenas indignar a sociedade”, disse o petista no evento realizado na Praça Mauá, no Rio.

No sábado (14.nov), durante o Cria 20, um hub de produtores de conteúdo que integra a programação paralela da Cúpula, Janja disse que não tem medo de Musk e mandou ele “se foder”, em inglês. “Eu não tenho medo de você. Inclusive, fuck you, Elon Musk”, declarou. 

Na sequência, Janja foi aplaudida e podem-se ouvir gritos na plateia. Ela falava sobre regulamentação de redes sociais e combate à desinformação.

Fonte: Poder 360

Não deixe de curtir nossa página Facebook e também Instagram para mais notícias do TMNews do Vale (Blog do professor TM)


AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do TMNews do Vale (Blog do professor TM) Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem