" Lulopetismo" - o grande derrotado nessas eleições municipais de 2024



(*) Taciano Medrado

Sem nenhuma dúvida a esquerda foi a grande derrotada e  sucumbiu de vez nessas eleições municipais de 2024 diante da direita, centro direita e do centrão, que juntos, vão comandar a maior parte das prefeituras do Brasil

Encerrou nesse domingo(27) o segundo turno das eleições municipais e o quadro final mostrou quem foram os vencedores e perdedores na política brasileira em 2024.

Entre os grandes vencedores destaca-se o PSD partido que obteve o maior número de prefeituras no país, desbancando o MDB. O centrão, a direita e centro direita irão juntos comandar os destinos da maioria das cidades do pais. 

Hegemonia do PSD e MDB

Encabeçado por Gilberto Kassab, o PSD  vai administrar o maior número de capitais: cinco (Florianópolis, Rio de Janeiro, São Luís, Curitiba e Belo Horizonte) - mesmo número do MDB, que vai administrar Macapá, Boa Vista, Porto Alegre, Belém e São Paulo.

No segundo turno, também saíram vitoriosos governadores da direita que se sobressaíram frente a um "bolsonarismo raiz".

É o caso de Ronaldo Caiado (União), de Goiás, que elegeu Sandro Mabel (União) na capital Goiânia, e Ratinho Júnior (PSD), do Paraná, que elegeu Eduardo Pimentel (PSD) em Curitiba.

O PL ampliou  território

Apesar de derrotas em cidades importantes no segundo turno, como Fortaleza, Goiânia, Belém e Manaus, o  partido do ex-presidente Jair Bolsonaro conseguiu aumentar em 50% o número de prefeituras conquistadas.

Gol de honra do PT

Para a  goleada sofrida da esquerda não ser mais vexatória, o PT conseguiu uma vitória importante em Fortaleza, única capital que irá administrar pelos 4 anos.

Os grandes derrotados 

O PSDB, partido que já ocupou a Presidência do país por duas vezes e que tinha uma virtual hegemonia sobre a política de São Paulo está entre os grandes derrotados destas eleições e não elegeu sequer um vereador na capital paulista; e o PDT e o clã da família de Ciro Gomes no Ceará.

De uma coisa é certa, as eleições municipais de 2024 deram tom da música que irá tocar daqui a 2 anos,  quando teremos eleiçoes presidenciais no pais e parece que a melodia não vai agradar em nada os Lulopetistas e  seus aliados esquerdistas comunistas.

(*) Professor e analista político 

Não deixe de curtir nossa página Facebook e também Instagram para mais notícias do Blog do professor TM

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.


Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem