Lula x Maduro - fogo amigo

 


(*) Taciano Medrado


Eu sempre soube que “amizade” entre comunistas só dura até enquanto houver interesses mútuos. A prove disso? Recentemente o Lulopetista comunista do Brasil que andava rasgando elogios e dizendo a todos os pulmões de que era “Muy amable” do outro comunista venezuelano, Nícolas Maduro andam se estranhando.


Primeiro foi o sem filtro entre o cérebro e a boca, Lula, que tem feito sérias críticas ao “camarada” da Venezuela quanto as eleições no país. No discurso, Nicolás Maduro afirmou que pode ocorrer "um banho de sangue" na Venezuela caso ela perca a eleição. As declarações geraram reações de autoridades brasileiras e em especial de Lula que rebateu.


"Eu fiquei assustado com a declaração do Maduro dizendo que se ele perder as eleições vai ter um banho de sangue. Quem perde as eleições toma um banho de voto. O Maduro tem que aprender, quando você ganha, você fica; quando você perde, você vai embora", disse Lula.


Por sua vez, o ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, não deixou barato as críticas recebidas de Lula e aproveitou para alfinetar o “Muy amable” em discurso para apoiadores que o sistema eletrônico de votação usado no Brasil "não é auditado". “No Brasil, nem um único boletim de urna é auditado”, disse Maduro. “ Temos o melhor sistema eleitoral do mundo, temos 16 auditorias”, completou. Maduro afirmou que a Venezuela faz auditoria em tempo real de 54% das urnas. “Em que outra parte do mundo se faz isso? ”, completou.


Reação do TSE


Bem feito para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que havia dito que iria acompanhar as eleições na Venezuela como fiscal e agora recebe essa calorosa crítica sobre o sistema eleitoral brasileiro.


Segundo o Correio Brasiliense o TSE informou, sem citar o político venezuelano, que existem várias camadas para garantir a integridade do sistema. "As urnas eletrônicas e os sistemas eleitorais a serem utilizados nas Eleições Municipais de 2024 passam por diversas fases de auditoria interna e externa antes, durante e após o pleito. Um dos instrumentos de auditoria dos resultados das eleições — disponível para todos logo após o pleito — é o próprio Boletim de Urna (BU)", informou a corte.


A auditoria é um sistema de mecanismos e protocolos que garantem que o voto depositado pelo eleitor nas urnas de fato foi computado — de maneira adequada com a escolha de quem votou. Ou seja, garantir que a decisão da maioria dos eleitores seja registrada e respeitada.

 

(*) Professor e analista politico

 


Não deixe de curtir nossa página Facebook e também Instagram para mais notícias do Blog do professor TM

 

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem