PRESIDÊNCIA DO TSE: O rodízio da conveniência

 


(*)  Taciano Medrado


Deram um balão em Nunes


Quem esperava que o Ministro Nunes Marques fosse escolhido para presidir o Tribunal Superior Eleitoral quebrou a cara. A ministra Cármen Lúcia foi eleita nesta terça-feira (7) para o cargo de presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no biênio 2024-2026 e sobrou para O ministro Nunes indicado por Bolsonaro o consolo da vice-presidência do tribunal. A posse será no início do próximo mês.


Escolha de forma rotativa?


De acordo com o regimento interno do TSE, a eleição é uma mera formalidade de praxe, pois o cargo de presidente é ocupado de forma rotativa entre os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) que atuam no tribunal.


Mas se é de forma rotativa, quem deveria assumir a presidência não era Nunes Marques que nunca sentou na poltrona da presidência?  Enquanto a Ministra Carmem Lucia já comandou o tribunal uma vez em 2012, quando se tornou a primeira mulher a presidir o TSE e esteve à frente das Eleições Municipais daquele ano. Portanto, esse discurso de que a escolhe é feita de forma rotativa não passa de balela para enganar parvos.


Tem “dedinho” do “Superministro” Moraes nesse boicote a Nunes?

 

Como professor sei muito bem o conceito de “rotatividade”, e não me considero um cidadão parvo, mas parece que existem ministros do TSE que se acham mais inteligente e espertos que subestima a capacidade cognitiva do cidadão comum.


Na minha opinião e essa ninguém interfere, penso que deram um balão no Ministro Nunes Marques, nessa suposta eleição. Afinal, o ex-ministro Nunes Marques foi indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro para compor a corte da suprema corte da justiça brasileira. Preciso ser mais claro?


Pelo visto , o Alexandre de Moraes vai deixar a presidência do TSE só no papel, mas continuará  com sua grande capacidade de  persuadir aos seus pares. 


Composição do TSE


O TSE é composto por sete ministros, sendo três do STF, dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ), e dois advogados com notório saber jurídico indicados pelo presidente da República.


(*) Professor e redator - chefe 


Não deixe de curtir nossa página Facebook e também Instagram para mais notícias do Blog do professor TM

 

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem