ELEIÇÕES 2024: No tabuleiro de xadrez da política de Juazeiro, o cavalo e o vaqueiro continuam altivos?

 


(*) Taciano Medrado

 

Depois de tanta polêmica, e disse-me-disse, sobre a suposta “inelegibilidade” do pré-candidato Isaac Carvalho, eis que repente o tabuleiro de xadrez da política de Juazeiro sofre uma reviravolta em favor do ex-prefeito. Será?


Para os céticos


O site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilizou, para quem desejar consultar, a certidão de quitação eleitoral do ex-prefeito Isaac Carvalho que induz ao eleitor de que o mesmo está apto a votar  nas próximas eleições,  mas não, necessariamente, colocando-o  em condições de disputar as eleições municipais do próximo dia 06 outubros, mexendo com a cabeça dos  outros pré-candidatos da oposição, em especial seu maior concorrente interno, o deputado Roberto Carlos.


Esta certidão de quitação eleitoral pode ser expedida gratuitamente e sua autenticidade poderá ser confirmada na página do Tribunal Superior Eleitoral na Internet, no endereço: http://www.tse.jus.br ou pelo aplicativo e-Título, por meio do código: Y5KC.BCR+.V2YE.VS6C


O que é certidão de quitação eleitoral ?


A certidão de quitação eleitoral é um documento emitido pela Justiça Eleitoral do Brasil que comprova que um eleitor está em dia com suas obrigações eleitorais. Este documento atesta que a pessoa:


Está regular com o exercício do voto, ou seja, não deixou de votar nas eleições sem justificar a ausência.


Não possui multas eleitorais pendentes.


Não foi condenado por crimes eleitorais.


Está com a situação regularizada no cadastro eleitoral.


A certidão de quitação eleitoral é necessária para diversas situações, como:


Candidatar-se a cargos públicos.


Inscrever-se em concursos públicos.


Obter passaporte ou carteira de identidade.


Participar de matrículas em instituições de ensino.


Solicitar empréstimos em bancos públicos.


Fizemos  uma consulta  ao TSE sobre o tema.  Para concorrer a um cargo em uma eleição o candidato deve ter certidão de quitação eleitoral emitida pelo TSE?

 

Veja a resposta !

 

Sim, para concorrer a um cargo em uma eleição no Brasil, o candidato deve possuir a certidão de quitação eleitoral emitida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A certidão de quitação eleitoral é um documento que comprova que o candidato está em dia com suas obrigações eleitorais, o que inclui:

 

Estar regularmente inscrito como eleitor.


Ter votado nas últimas eleições ou justificado a ausência.


Não ter multas eleitorais pendentes.


Estar em situação regular com relação à prestação de contas de campanhas eleitorais anteriores (caso tenha sido candidato).


Não estar com os direitos políticos suspensos.


Essa certidão é uma exigência prevista pela legislação eleitoral e é um dos documentos necessários para o registro de candidatura junto à Justiça Eleitoral. A ausência dessa certidão ou a existência de irregularidades nas obrigações eleitorais pode impedir a candidatura.


A certidão pode ser solicitada de forma gratuita através do site do TSE ou diretamente nos cartórios eleitorais.


Habilitado?


Quem acessava o sistema do TSE podia ver uma multa aplicada contra ele, mas já quitada, porém, ainda não tinha sido dado baixa, e que agora foi devidamente atualizada. Dessa forma a certidão lhe garante plenos direitos de votar, porem não necessariamente de ser votado. 


Mero grito de desabafo


"A emissão da certidão de quitação eleitoral é o reconhecimento do meu compromisso com a transparência e responsabilidade perante a Justiça Eleitoral e, principalmente, com as pessoas que confiam em meu trabalho. Essa notícia é a garantia de que estou apto e comprometido em representar os anseios da nossa cidade da melhor forma possível", comemorou Isaac.


Há controvérsias


Consulta feita por nossa equipe a um advogado especialista em direito eleitoral, o mesmo nos informou que a presente certidão é estanque, ou seja, habilita ao ex-prefeito a votar, e não necessariamente ser votado, o que significa que, caso haja outros processos em tramitação o quadro poderá ser  revertido tornando-o ou ratificando a sua inelegibilidade.


Outros processos


Sem citar quais, o nossos consultado afirmou que ainda corre na justiça eleitoral alguns processos contra o ex-prefeito que podem demorar para serem concluídos antes das eleições do dia 06 de outubro, o que possibilitaria ao ex-prefeito Isaac Carvalho concorrer “Sub Judice” e caso seja eleito e condenado em alguns desses processos o mesmo perderia o cargo de prefeito e o segundo colocado assumiria no seu lugar.


De uma coisa é certa, até agora o vaqueiro tenta dar um laço com nó cego em todos e tente se mostrar mais  vivo do que nunca!! 


Aguardemos para ver onde essa novela vai dá! 


(*) Professor e analista político

 


Não deixe de curtir nossa página Facebook e também Instagram para mais notícias do Blog do professor TM

 

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem