(*) José Mion
O Miolo Wine Group, conhecido pela excelência na produção de vinhos tintos e de espumantes tropicais, acaba de trazer ao Brasil duas importantes medalhas em um dos concursos internacionais mais tradicionais do mundo, o Vinalies Internationales, na França. A 30ª edição do evento, realizada no começo de março em Cannes, conferiu Medalha de Prata para o Terranova Brut Rosé, produzido nos vinhedos do grupo na Bahia.
O espumante é o primeiro nacional elaborado com a uva Grenache, que é cultivada nos vinhedos próprios, no Vale do São Francisco, na vinícola Terranova (fotos). O rótulo, vinificado pelo método Charmat, traz a descontração e a refrescância da tropicalidade, unindo a tradição da Miolo com o terroir da região.
Alimentadas pelo Velho Chico, as vinhas transformam a paisagem do lugar que já foi sertão. O clima, inclusive, é tido como o maior desafio no Vale do São Francisco, ao mesmo tempo em que é visto como uma grande oportunidade. Mesmo seco e com solo árido, a Miolo uniu conhecimento em Enologia com a tecnologia da irrigação, o que possibilita realizar duas safras no ano.
Ouro
Além da prata, a Miolo ainda conquistou o Ouro com o Miolo Quinta do Seival Castas Portuguesas 2022, um dos Sete Lendários da marca, elaborado com as variedades lusitanas Touriga Nacional e Tinta Roriz, cultivadas no município de Candiota, no Rio Grande do Sul. Ideal para guarda, o rótulo é nobre, com 15% de graduação alcoólica, e conta com apenas 26 mil garrafas numeradas no mercado, apresentando complexidade aromática e gustativa. Este vinho já arrematou mais de 40 prêmios em países como Alemanha, Argentina, Brasil, Canadá, Chile, China, Eslováquia, Estados Unidos, França e Inglaterra.
O concurso reuniu 2.927 amostras de 38 países, avaliadas por um júri internacional formado por 113 degustadores de 24 nacionalidades.
O Grupo Miolo
A história do Miolo Wine Group, um dos principais exportadores de vinhos do Brasil, começou em 1989. Atualmente, os produtos da marca estão presentes em mais de 30 países, sendo produzidos em 4 vinícolas do grupo no país. Juntando as produções das vinícolas Terranova (Vale do São Francisco/Bahia), Almadém (Campanha Central/RS), Seival (Campanha Meridional/RS) e Miolo (Vale dos Vinhedos), são, em média, 10 milhões de litros por ano numa área cultivada de vinhedos próprios com aproximadamente 1.000 hectares.
* Fotos: Divulgação e A Janela Laranja.
(*)
é jornalista, assessor de imprensa, apaixonado por Gastronomia e escreve
para o Alô Alô Bahia.
AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.
Postar um comentário