Dicas para conviver com vizinhos indesejáveis

 

Fotomontagem TM

Por: Taciano Medrado


Olá carissimo (as) Leitore(a)s


Começo esse artigo dando um depoimento pessoal. Recentemente tenho sido obrigado a tolerar a convivência de um péssimo vizinho. Todo final de semana, a partir de sexta-feira emendando o sábado e o domingo, ele coloca uma caixa de som na porta da casa as 07:00h da manhã no volume máximo e começa sua festa particular ouvindo suas músicas de péssimo gosto e se estende até as 22:00h, não para nem para as refeições.


O que esse cidadão faz  - se é que podemos chama-lo assim -  é desrespeitar os direitos dos outros. Como não frequentou escolas desconhece o princípio de que o direito dele termina quando começa o do outro. Como não gosto de confusão, tão menos com vizinho, vou usar a escrita para protestar.


Com intuito de ajudar a quem também passa por esse perrengue como eu  dá umas dicas de ações legais de como lidar com vizinhos indesejáveis?


Ninguém quer ter que lidar com vizinhos desagradáveis. Estejam tocando música na maior altura às duas da manhã toda noite ou deixando o cachorro entrar em sua propriedade, essa é sempre uma situação frustrante na qual se encontrar. Felizmente, há muito que pode ser feito para ignorá-los em prol de suas próprias saúde e felicidade.


Compre fones de ouvido com cancelamento de ruídos


Abafe os vizinhos barulhentos (literalmente). Invista em um bom par de fones que ajude a bloquear os ruídos que vêm do lado. Da próxima vez que os vizinhos começarem quatro horas de prática de guitarra, coloque os fones de ouvido para um pouco de paz.

 

Compre uma máquina de ruído branco


Ela pode ajudar a fazer com que os ruídos do vizinho se dispersem como ruído de fundo. Isso pode não eliminar o problema, mas sons tranquilos de oceanos e chuvas talvez ajudem a manter a calma. Se o cachorro dos vizinhos não para de latir à noite, ligue a máquina de ruído branco para conseguir dormir e relaxar.


Essa também é uma boa opção se você não gosta muito de usar tampões de ouvido enquanto dorme.

 

Invista em boas cortinas do tipo blecaute

 

Elas trarão a privacidade que o permite evitar os vizinhos. Feche as cortinas quando precisar de um espaço extra. Caso realmente não queira ver os vizinhos, compre cortinas blecaute.


Compre cortinas com isolamento acústico se os ruídos forem um problema.


Use alguns tapetes para absorver o som

Tapetes podem abafar qualquer ruído advindo da casa dos vizinhos. Se os ruídos forem o problema, compre tapetes para minimizar esse impacto. Coloque-os pela casa em ambientes como a sala e o quarto.

Carpetes também ajudam a minimizar os ruídos. Se você estiver remodelando o espaço, carpetes são uma boa opção para deixar tudo um pouco mais silencioso.


Encha a casa com móveis para minimizar o eco


É importante que cada cômodo da casa esteja completamente mobiliado. O espaço vazio faz com que os ruídos do vizinho se desloquem e ecoem por toda a casa. Invista em móveis como um sofá, prateleiras e uma cabeceira na cama para ajudar. Seria bom ter um pouco mais de paz e silêncio em um sofá completamente novo (ou gentilmente usado)!


Mobilie a casa com móveis estofados para um efeito ainda maior. O tecido e o estofamento serão capazes de absorver muito mais que os móveis de madeira. Escolha um sofá grande e uma cadeira confortável.


Sele as rachaduras da casa


Os espaços entre portas e janelas facilitam a entrada de ruídos. Faça o isolamento de qualquer espaço adicional com massa corrida. Para algo ainda melhor, invista em um rolo de porta e protetores de janelas com isolamento acústico. Ambos ajudam a proteger a casa da entrada de ruídos, trazendo a você um pouco mais de paz e silêncio.


Medite para relaxar

 

Encontre paz e silêncio em seu interior. Embora pareça ser um conselho desconexo, lidar com vizinhos rudes ou barulhentos pode ser um grande peso em sua vida. Traga um pouco de calma aos seus dias através da meditação. Primeiramente, sente-se e feche os olhos. Concentre-se na respiração e respire profundamente. Faça isso por 20 minutos para um relaxamento ainda mais poderoso.


Medite duas vezes ao dia para se manter calmo e feliz independente do que os vizinhos estejam fazendo.


Se depois de tudo isso não resolver e a  Se a situação não pode mais ser ignorada, converse com eles diretamente


Bata em sua porta e fale respeitosamente sobre o problema. Converse com eles sobre o que o tem incomodado de forma compassiva e compreensiva. Ouça seu ponto de vista e tente idealizar uma solução que possa atender melhor a ambas as partes.


Talvez o seu vizinho costuma andar dentro dos confins de sua propriedade ou deixa que seu cachorro brinque e suje o seu gramado. Fale sobre o problema com respeito e convide-o para caminharem pela linha divisória entre as casas para determinar onde uma começa e a outra termina.


Se você se sente nervoso com esse encontro pessoalmente, deixe em sua porta uma nota contendo o seu nome e as suas informações de contato. Evite deixá-la anônima, o que poderia passar uma impressão de passivo-agressividade e agravar o problema.


É possível que eles não serão receptivos à conversa. Se for esse o caso, o próximo passo é entrar em contato com a associação de moradores ou o síndico do prédio, se você vive em um apartamento. Eles poderão ajudar a mediar a causa.


E por fim, depois do diálogo, tudo falhar e  ele persistir formalize uma reclamação formal aos órgãos competentes


Caso esteja preocupado com a própria segurança, essa pode ser a melhor opção. Preencha o formulário com a Prefeitura na internet ou telefonando para o número responsável em sua área. Familiarize-se com a legislação relacionada ao barulho em sua cidade, pois o que conta como infração pode diferir a depender de onde você vive.


É importante que você tenha tentado conversar com os vizinhos antes, uma vez que envolver as autoridades pode agravar a situação ou colocá-los em risco.


Fonte: WikiHow



AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso. 

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem