REMINISCÊNCIA DO CARNAVAL: A lenda da Serpente da Ilha do Fogo, que divide as Cidades de Juazeiro e Petrolina, ja foi destaque na Sapucai-RJ. Veja vídeo!!

 

Alegoria da lenda da serpente da Ilha do Fogo é destaque da Escola de Samba Grande Rio na Sapucai - Foto captura de tela 

Da redação
Por: Taciano Medrado

Em 2017, as cidades de Juazeiro, no Norte da Bahia e Petrolina, no sertão Pernambuco, foram homenageadas no desfile de uma escola de Samba do Rio de Janeiro, onde uma das alegorias do carro principal, o Abre Alas, citava a lenda da Serpente da Ilha do Fogo que divide as duas cidades -  irmãs no Vale do São Francisco e  enfatizou o lado místico-religioso da Imagem de Nossa Senhora das Grotas e história.

A alegoria reconstrói uma lenda interessante da serpente da Ilha do Fogo,  que foi presa com três fios do cabelo de  Nossa Senhora das Grotas,  e segundo  a lenda,  se os fios arrebentassem  as cidades de Juazeiro e Petrolina seriam inundadas. Ainda segundo uma das narradoras, a apresentadora Fátima Bernardes, essa serpente era uma menina,  que ficou admirando a beleza dela nas aguas do rio, esqueceu a hora da Avé Maria e por conta disso foi enfeitiçada  e virou essa serpente que foi presa pelos fios de cabelo da santa.

A escola de Duque de Caxias mostrou a vida de Ivete desde a infância pobre em Juazeiro, na Bahia, até se tornar uma das rainhas do axé. As influências do ritmo permearam todo o desfile, com alas representando hits como "Faraó", de Margareth Menezes, e "O canto da cidade", de Daniela Mercury – cantoras que foram referência na carreira de Ivete.


O abre-alas, dividido em duas partes, tinha cabeças de serpentes gigantes que se movimentavam e "engoliam" integrantes do carro. Uma ala de espanhóis homenageou o pai de Ivete, Alsus Sangalo, e outra de frevo, a mãe da cantora, Maria Ivete, que é pernambucana.





AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso. Guarda Municipal de Juazeiro participa de palestra sobre a Lei Maria da Penha e combate à violência doméstica.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem