VIAGEM SEGURA: Os perigos de dirigir á noite nas estradas

Foto captura de tela - AutoVloguer


Por: Taciano Medrado


O fatídico e lamentável acidente que matou 24 pessoas na BR 324 na Bahia no choque frontal entre um caminhão carregado de mangas e um microônibus que vinha de uma excursão reabre mais uma vez a discussão sobre os perigos de dirigir á noite nas estradas. Reveja


Segundo os especialista o ideal era evitar viagens noturnas, mas apesar dos problemas e perigos que existem, muitas vezes o caminhoneiro precisa viajar nesse horário para levar fretes e cargas e cumprir com as suas obrigações profissionais.


O blog Fras-le, fez um artigo com dicas importantes e visando ajudar a todos os motoristas de caminhões, ônibus ou de passeio a se  preparar para os momentos em que é necessário viajar nesse horário, preparamos este post para apresentarmos os cuidados indispensáveis que todo caminhoneiro deve adotar ao dirigir a noite para garantir a sua segurança.


Se você tem interesse pelo assunto, continue a leitura do artigo para conhecer os detalhes sobre o tema e conhecer os 3 principais riscos de dirigir a noite. Não perca!


Quais são os principais riscos de dirigir a noite?


Existem diversos riscos de dirigir a noite e separamos os principais para que você entenda mais sobre o tema, veja quais são eles nos próximos tópicos!


1. Dimensionar espaços se torna mais difícil


Um dos riscos de dirigir a noite é que dimensionar espaços, velocidades e distâncias se torna uma tarefa mais difícil durante esse período. Além disso, as condições das estradas não costumam ajudar, já que diversos trechos não são sinalizados ou contam com falta de sinalização. Assim, por causa das reações oculares mais lentas durante a noite, a situação se torna propícia para acidentes.


2. Ofuscamento da visão

O ofuscamento da visão também é um fator complicador, já que o corpo demora por volta de 4 segundos para voltar à visão ao normal após cruzar um foco de luz, como a luz do farol de outro veículo.


Apesar de parecer um curto período, se o veículo estiver a 100 km/h, por exemplo, o motorista anda de 80 a 120 metros durante esse tempo — distância suficiente para ocorrer uma colisão.


3. Momento de produção de melatonina

Mais um ponto relevante é que a noite a produção de melatonina é mais alta, já que o organismo produz esse hormônio regulador do sono quando há ausência de luz. Como consequência, é normal sentir sono ao dirigir durante esse período, especialmente por volta das 2h e 3h da madrugada — momento de produção máxima da melatonina.


Por que é importante ter cuidado redobrado em viagens à noite?


Dirigir cansado durante o dia já costuma ser perigoso, uma vez que o cansaço pode gerar desatenção, causar câimbras e diminuir o tempo de reação do motorista. Durante a noite essa situação se agrava, já que o corpo humano tem a tendência natural de dormir durante esse período do dia.


Dirigir com sono, inclusive, pode ser tão perigoso quanto quando estamos alcoolizados. Por isso, tome cuidado com o excesso de velocidade e se estiver se sentindo cansado ao dirigir à noite, ou se enquanto passageiro notar a percepção do condutor prejudicada, faça ou peça que o condutor que dê uma pausa.


Além disso, lembre-se de sempre manter a manutenção do veículo em dia para evitar ficar parado no acostamento durante a noite por causa de um problema como pneu furado ou a quebra de uma peça. Uma vez que, essa situação é arriscada por causa de acidentes de trânsito e assaltos.


Quais são os principais cuidados que é preciso adotar para dirigir a noite?


Por fim, para que você possa dirigir a noite com segurança, separamos algumas orientações sobre os cuidados que você deve adotar. Confira nos próximos tópicos!


Faça algumas paradas


É recomendado programar paradas em locais seguros para descansar, abastecer o veículo e fazer refeições. Inclusive, ao pegar a estrada é recomendado fazer uma parada a cada duas horas para se alongar ou realizar uma caminhada em volta do caminhão a fim de melhorar a oxigenação da musculatura e do cérebro. Dessa maneira, o condutor volta a dirigir mais disposto e com menos dores.


Isso ocorre porque a endorfina, que é liberada durante a caminhada e os alongamentos, é analgésica e, ainda, melhora o processo respiratório fazendo com que o condutor fique mais ativo ao dirigir à noite.


Respeite a sinalização


Como vimos, dirigir a noite é mais perigoso para todos os motoristas, já que a visibilidade é reduzida e todos estão sujeitos a enfrentar situações de sonolência e cansaço. Por isso, respeitar a sinalização e dirigir de maneira defensiva é a melhor forma de se manter seguro.


Nesse sentido, procure respeitar a sinalização de forma integral, não fazendo ultrapassagens em locais proibidos, se mantendo abaixo dos limites de velocidade e adotando cuidado redobrado em locais identificados como de passagem de animais ou pedestres.


Utilize o farol corretamente


É imprescindível dirigir com o farol aceso durante a noite, pois assim os demais veículos conseguem enxergá-lo. Contudo, em viagens noturnas em trechos sem iluminação, é normal acionarmos o farol alto a fim de aumentar a visibilidade e a segurança na estrada.


Ocorre que se usamos o farol alto da forma incorreta podemos ofuscar a visão de outros condutores e gerar acidentes. Por essa razão, lembre-se de acioná-lo apenas quando não tiver outros veículos transitando em sentido contrário ou à sua frente. O uso do farol alto também não é indicado em caso de neblina ou chuva forte, pois o reflexo da luz faz com que seja mais difícil ver a pista.


Reduza a velocidade em trechos perigosos ou condições adversas


Em todas as situações que dificultam a direção, como neblina, pista molhada, falta de iluminação ou trechos perigosos, a primeira coisa a se fazer é diminuir a velocidade. Assim, a sua viagem  se torna mais segura, já que é possível ter um melhor tempo de resposta para qualquer eventualidade que ocorra na pista.


Agora que você já sabe quais são os  principais riscos de dirigir a noite, procure colocar as nossas dicas em prática, adote as precauções necessárias e redobre a atenção os cuidados sempre que for necessário viajar nesse horário, afinal, trafegar durante o noturno é sempre mais arriscado, apesar do trânsito menos intenso e da economia de combustível.



AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso. Guarda Municipal de Juazeiro participa de palestra sobre a Lei Maria da Penha e combate à violência doméstica.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem