A produção do café arábica em 2023 superou a temporada anterior


O Cepea divulgou retrospectiva dos indicadores agropecuários referente ao ano de 2023. 


No ano, as lavouras de café arábica registraram uma importante recuperação produtiva, o que levou a safra 2023/24 a ser estimada, em dezembro/23, em 55,1 milhões de sacas (café arábica e robusta), volume 8,2% maior que o da temporada 2022/23. 


Segundo pesquisadores do Cepea, como reflexo da elevação da oferta, os preços do grão caíram e operaram, na maior parte de 2023, em patamares considerados baixos por produtores.


No ciclo 2023/24, o clima possibilitou uma melhoria na produção, sobretudo em regiões mineiras. 


Por outro lado, quanto ao café robusta, houve uma queda na produção atrelada a problemas climáticos logo no início do ciclo.


Para o açúcar cristal branco, os preços médios no mercado paulista superaram os registrados na temporada anterior. No dia 15 de outubro, o indicador atingiu o maior patamar nominal da série histórica, de R$ 159,32/saca de 50 kg na região. 


A retrospectiva pode ser consultada no site do Cepea


Fonte: Brasil 61

 

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na página principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.


AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso. Guarda Municipal de Juazeiro participa de palestra sobre a Lei Maria da Penha e combate à violência doméstica.

A retrospectiva pode ser consultada no site do Cepea

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem