UFBA terá curso de engenharia de petróleo a partir de 2024

Engenharia de petróleo será o segundo curso de graduação independente da escola Politécnica da UFBA - Foto: Reprodução / UFBA


A perspectiva de retomada dos investimentos no refino de petróleo aquece o mercado e desperta a demanda por profissionais capacitados. De olho nesse movimento, a Universidade Federal da Bahia (Ufba) irá oferecer o curso de Engenharia de Petróleo.


A nova graduação foi aprovada pelo Conselho Acadêmico de Ensino e já estará entre as opções de matrícula no próximo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o primeiro semestre de 2024 na Escola Politécnica.


O curso é um desmembramento da habilitação em petróleo do curso de Engenharia de Minas, ofertado desde 2005 e que já formou 107 engenheiros(as). Com isso, a Ufba passa a contar com dois cursos de graduação independentes: Engenharia de Minas, que foi reformulado; e Engenharia de Petróleo, com a oferta de 30 vagas anuais.


Das vagas ofertadas, 24 ficarão disponíveis no Sisu e as outras seis restantes pelo processo seletivo para egressos do Bacharelado Interdisciplinar (BI). Além da Escola Politécnica, haverá aulas no Instituto de Geociências, Instituto de Matemática e Estatística, Instituto de Física, Instituto de Computação, Instituto de Química, entre outras unidades.


Com duração de 10 semestres, o curso acontece em turno integral, modalidade presencial e carga horária de 3840 horas. As áreas de atuação dos egressos são engenharia de poço, engenharia de reservatórios, processo de produção, gestão ambiental e regulação.


Mais informações estão disponíveis no site do curso de engenharia de petróleo da UFBA ou através do e-mail: petroleo@ufba.br.


Fonte: A Tarde



Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na página principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.


AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso. Guarda Municipal de Juazeiro participa de palestra sobre a Lei Maria da Penha e combate à violência doméstica.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem