SE LIGUE NESSA! Após onda de calor, cidades da Bahia podem registrar chuvas com possibilidade de temporal

A onda de calor que atinge a maioria dos estados brasileiros, assim também como no Oeste da Bahia, está prevista para durar, pelo menos, até esta sexta-feira (17/11). Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o fenômeno é caracterizado por temperaturas 5 ºC acima da média por período maior do que cinco dias, mas com previsão de chuvas nos próximos dias, com possibilidade de temporal.


Nesta semana, cidades como Formosa do Rio Preto, Ibotirama e Santa Rita de Cássia, todas do Oeste baiano, registraram temperaturas acima de 40 ºC. Na terça-feira, Ibotirama chegou a registar 41,2º C.


Já na tarde desta quinta-feira (16), Formosa do Rio Preto tem céu nublado com registro de trovões. Os termômetros já marcaram 37,2ºC, mas com tendência de queda na temperatura, podendo chegar as 22ºC, durante a noite. Conforme o Inmet, há previsão de muitas nuvens com pancadas de chuvas e trovoadas isoladas, assim como para Luís Eduardo Magalhães.


Há previsão, porém, da chegada de chuvas ao país nos próximos dias. E pode ser chuva forte. No estado de São Paulo, por exemplo, a Defesa Civil já alertou para o risco de tempestades e rajadas de vento de até 100 km/h entre sexta-feira (17/11) e domingo (19/11). Calor, umidade vinda da Amazônia e passagem de uma frente fria devem ocorrer simultaneamente e são as condições perfeitas para chuva forte, ventania, raios e até granizo na região Sudeste.


Partes do Oeste da Bahia, devem ser atingidas por chuvas isoladas, assim como o Maranhão e Piauí. Nas demais regiões, a previsão é de tempo seco e com baixa umidade do ar.


Andrea Ramos, meteorologista do Inmet, descreve os próximos dias no país: “A onda de calor vai até sexta, mas o calor persiste. Já começam a chegar as chuvas, nos próximos dias, até semana que vem. Teremos períodos quentes com chuva ou períodos quentes sem chuva, mas não tão quente como tivemos [durante a onda de calor]”.


Fonte: Portal do Cerrado


Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na página principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso. Guarda Municipal de Juazeiro participa de palestra sobre a Lei Maria da Penha e combate à violência doméstica.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem