VAR - O "queimador" da arbitragem de campo

Foto
CESAR GRECO/PALMEIRAS
 
Da Redação
Por: Taciano Medrado


De que adianta a CBF assumir que o VAR errou, e feio, em não apontar a penalidade máxima no lance emblemático totalmente visível a quem assistia ao jogo, envolvendo um cruzamento de Ferreira, do time gaúcho, que é interceptado por Yuri Alberto dentro da área. Penalidade máxima!! Não há o que se discutir!


Já não lembro de quantas vezes eu já critiquei a atual arbitragem brasileira na era VAR. Foi assim no jogo Vasco e Palmeiras quando o VAR anulou o golaço de fora da área de Paulinho apontando um impedimento do ponta pé da chuteira do atacante Vegetti na jogada anterior e tantos outros lances bizarros.


Mas na verdade o VAR, hoje, é um desmoralizador de árbitros de campo, que não passam de meros marionetes nas mãos de três juízes “donos da verdade” que ficam dentro e uma minúscula cabine impondo suas analises subjetivas e muitas vezes tendenciosas e colocando em situação constrangedora os juízes centrais das partidas.


Antes da invenção do VAR o árbitro tinha o poder de decidir sobre lances ocorridos dentro das quatro linhas. Se eles erravam? Sim! Mas com certeza com o VAR os erros são muito mais. Há um rigor exagerado, um preciosismo didático desnecessário, uma geometria manipulada, conforme já dizia Albert Einstein:  “A matemática não mente, mente quem faz mal uso dela ".


Imaginem a situação de um arbitro que devido um lance duvidoso tem que ficar exposto por três, quatro, cinco e até 7 minutos aguardando que o VAR decida se valida ou não a jogada,  diante de dezenas de milhares de torcedores revoltados e protestando. Ou seja, numa "queimação" explicita desse profissionais.

Por fim , ou os árbitros de campo abrem os olhos e enxergam o que está acontecendo om eles ou estarão fadados serem classificados como incompetentes. No lance polemico do jogo Corinthians e Grêmio, a CBF ja admitiu que houve erro grosseiro, e dai? a partida vai se anulada? os pontos perdidos pelo time gaúcho vão ser computados? a resposta é, peremptória: NÃO! 


Mas de uma coisa é certa, sobrou para o arbitro de copa do mundo como  Wilton Pereira Sampaio,  que  foi afastados por tempo indeterminado de apitar por endossar o erro do VAR, Emerson de Almeida Ferreira que também pegou punição. 


Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na página principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso. Guarda Municipal de Juazeiro participa de palestra sobre a Lei Maria da Penha e combate à violência doméstica.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem