Professor pesquisador que vive em Recife e lida com TDAH é destaque em série internacional. Assista vídeo!

Foto captura de tela 

(*) Enzo Moreira usa a educação e a tecnologia para mudar vidas e ajudar alunos a vencer desafios


De acordo com a Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), a Educação a Distância (EaD) facilita o acesso à graduação e contribui para reduzir as desigualdades sociais no país. Com a pandemia de COVID-19, o EaD se tornou uma opção cada vez mais procurada por brasileiros que querem realizar seus sonhos, crescer nas carreiras e mudar de vida. 


O Prof. Dr. Enzo Moreira, especialista em EaD e gestão do ensino superior, é um exemplo de como a educação e a tecnologia podem transformar vidas. Pesquisador certificado em experiência do usuário (UX), mestre em ciências da linguagem e doutor em meio ambiente e desenvolvimento, Enzo é um dos heróis que contribuem para o desenvolvimento da educação tecnológica, a EdTech, encurtando distâncias e aprimorando as habilidades tecnológicas dos estudantes. "Se consigo desenvolver habilidades em meus alunos, não apenas na área de conhecimento, mas também através de uma transformação digital, estou formando um cidadão para profissões que ainda não existem, porque farei com que eles efetuem a capacidade de se adaptar às novas realidades", salienta.


Com experiência de 23 anos na área de EdTech, hoje, Enzo é diretor de EaD de um grupo educacional com sede em Recife e trabalha para desenvolver novas habilidades nos estudantes. "Lutar por uma educação mais inclusiva e mais democrática é o meu objetivo", explica. Recentemente, Enzo e sua equipe desenvolveram um projeto para mães em privação de liberdade, no Presídio de Belém/PA, para que pudessem fazer ensino superior à distância mesmo no cárcere. "Esse projeto começou há dois anos e neste semestre temos a primeira mãe do país que se graduou em um presídio através do EaD, e isso me enche de orgulho, porque está democratizando o acesso ao ensino superior no Brasil", aponta o professor.


Transtorno de aprendizagem 


Segundo a Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA), entre 5% e 8% das pessoas no mundo têm TDAH. Apesar da convivência com o transtorno, Enzo conseguiu alcançar seus objetivos, o que não foi fácil. "Meu maior desafio era continuar meus estudos e fazer um mestrado em Letras, com foco em linguagem e redação. Eu queria provar para mim que não era uma pessoa com dificuldades para aprender ou me adaptar ao ritmo do mundo dito normal", frisa Enzo. O professor diz que, em sua época, o TDAH era pouco conhecido e a escola era um lugar muito difícil para ele. "Inventava coisas pra não ir à escola, me escondia embaixo da cama", relembra. Isso interferiu diretamente na sua escolha de carreira. "Sempre quis trabalhar com educação, para defender crianças com dificuldades de aprendizagem. Acho que essa sempre foi minha missão", conclui.


Brasileiros em destaque 


Enzo é um dos três brasileiros escolhidos para protagonizar a série documental internacional Antología, produzida e patrocinada pela Anthology, uma empresa que utiliza tecnologia para melhorar a educação, oferecendo soluções como os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). O webdoc tem cinco partes e será lançado mensalmente até novembro deste ano em multiformato, disponível em podcast e vídeo. O primeiro episódio já está no ar e conta a trajetória de Enzo e outros educadores da América Latina. Além disso, a série também apresentará a história de outros dois brasileiross: o Prof. Dr. Jefferson Pandolfo, que tem feito contribuições significativas para o EaD no Brasil através da pesquisa em Inteligência Artificial (IA), e do Prof. Dr. Marcos Ota, de São Paulo, que possui 18 títulos acadêmicos, incluindo pós-doutorado em inovação educacional.


Lançamento internacional 


O primeiro episódio de Antología foi lançado em 18 de julho, durante o evento LATAM Summit, em Nashville, nos Estados Unidos. O LATAM Summit é um encontro global que reúne pessoas de diferentes países para discutir desafios e soluções visando melhorar a educação e a qualidade de vida de todos os envolvidos no processo educacional. "Buscamos revolucionar a EdTech por meio de uma grande produção que gere impacto no setor e nas instituições. Antología é um webdocumentário único, com conteúdo inspirador e criativo, que revela a grandeza daqueles que trabalham incansavelmente pela educação na região", ressalta Ana María Beleño, Head Regional de Marketing da Anthology para a América Latina e Caribe. 


Sobre a Anthology


A Anthology oferece o maior ecossistema EdTech em escala global para a educação, apoiando mais de 150 milhões de usuários em 80 países. Com a missão de proporcionar experiências dinâmicas e informadas para a comunidade educacional global por meio do Anthology Intelligent Experiences™, ajudamos estudantes, líderes e educadores a atingir seus objetivos, oferecendo mais de 60 produtos e serviços SaaS projetados para aprimorar o aprendizado. Saiba mais sobre como estamos cumprindo nossa missão para instituições educacionais, empresariais e governamentais em www.anthology.com.


(*) O Prof. Dr. Enzo Moreira, de Recife, expert em educação a distância e gestão do ensino superior, é um dos protagonistas brasileiros de um formato internacional pioneiro na América Latina, que conta histórias de heróis que promovem o ensino superior e o EaD na América Latina. O primeiro episódio, inclusive, já está no ar e mostra o mundo do Prof. Enzo. Dá uma olhada no trailer da série! O professor detalha a história da primeira mãe em privação de liberdade do Brasil a se graduar num curso superior, através da educação a distância.


Desde a infância, Enzo convive com o TDAH, mas utiliza a educação e a tecnologia para mudar vidas e inspirar desafios. Sua história mostra a importância de entender o transtorno de aprendizagem e a transformação da Educação Tecnológica (EdTech).


Texto: Jornalista responsávelElen Victória (DRT 6880/BA)





Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na página principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso. Guarda Municipal de Juazeiro participa de palestra sobre a Lei Maria da Penha e combate à violência doméstica.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem