Foto reprodução
O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Alexandre de Moraes, suspendeu o julgamento da ação contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em curso na Corte. Moraes anunciou que a análise será retomada na próxima 3ª feira (27) com a leitura do voto do relator, ministro Benedito Gonçalves.
Na sessão desta 5ª feira (22.jun.2023), Gonçalves apresentou o relatório de 43 páginas elaborado sobre a ação. Em seguida, foi a vez das apresentações das sustentações orais do PDT (Partido Democrático Brasileiro), requerente da ação, e dos réus, Jair Bolsonaro e general Braga Netto.
O julgamento foi suspenso depois da apresentação do parecer do MPE (Ministério Público Eleitoral), que defendeu a inegbilidade de Bolsonaro, mas foi contra a procedência da ação contra Braga Netto.
O
partido pediu a inelegibilidade do ex-presidente, a cassação da chapa de
Bolsonaro com o general Braga Netto – o que não poderia acontecer, já que o
ex-presidente não foi eleito em 2022 e o julgamento ocorre depois do pleito.
Além disso, o partido pede a exclusão de vídeos do conteúdo publicado pela
Agência Brasil — o que já foi feito.
O
processo trata da reunião do ex-chefe do Executivo com embaixadores no Palácio
da Alvorada, em julho de 2022.
Na
ocasião, Bolsonaro questionou o resultado do sistema eleitoral de 2018,
levantou dúvidas sobre urnas eletrônicas e criticou ministros de tribunais
superiores. O evento foi transmitido pela TV Brasil. Eis as alegações do
ex-presidente:
urnas eletrônicas – disse que as urnas completaram automaticamente o voto no PT nas eleições 2018 e não possuem sistemas que permitem auditoria. Afirmou ainda que os resultados de 2018 podem ter sido alterados; apuração – Bolsonaro disse que não é possível acompanhar a apuração dos votos e que a mesma é realizada por uma empresa terceirizada; ministros do TSE – afirmou que o ministro Roberto Barroso, na época ministro do TSE, havia sido indicado ao STF (Supremo Tribunal Federal) depois de ceder favores ao Partido dos Trabalhadores e estaria empreendendo perseguições contra ele. Em relação ao ministro Edson Fachin, na época presidente do TSE, disse que ele foi responsável pela elegibilidade de Lula.
Com informações do Poder 360
Para
ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram.
www: professsortaciano medrado.com e Ajude a aumentar a
nossa comunidade.
AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.



Postar um comentário