#VireCarranca 2023: Prefeitura de Juazeiro apoia campanha em defesa do Velho Chico


A Prefeitura de Juazeiro apoia a campanha “Eu viro Carranca para defender o Velho Chico” promovida pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) que está na 10ª edição. O tema da campanha deste ano é “Velho Chico: gentes, tradições, vidas”, e tem como objetivo defender as diversas populações que dependem do rio São Francisco e que dele cuidam.


A gestão Suzana Ramos tem desenvolvido atividades para preservação do rio, garantir sua biodiversidade e o bem estar de seus povos. A prefeita Suzana Ramos comenta sobre a parceria com o CBHSF, “o Velho Chico é um patrimônio de todos, fonte de vida, de desenvolvimento, de inspiração para os povos ribeirinhos, a campanha ressalta a nossa responsabilidade de preservá-lo”, afirma Suzana.


Ações


Em janeiro de 2022 o CBHSF pesquisou como o governo municipal acolheu as comunidades ribeirinhas atingidas pela cheia do rio São Francisco, momento em que parabenizaram a gestão por compor a sala de monitoramento da vazão e pelas ações de prevenção.


Entre essas ações estão incluídas medidas de fiscalização para proteger a fauna e flora e evitar impactos ambientais às margens do rio, considerada Área de Preservação Permanente (APP), além da limpeza diária da orla urbana. Junto à fiscalização a Prefeitura de Juazeiro, realiza campanhas de conscientização para que a população também proteja as margens do rio contra impactos ambientais.


A conscientização está presente nas iniciativas da Prefeitura junto com a sociedade civil: “Pegada da Juventude pela Preservação Ambiental”, juventude mobilizada na limpeza fluvial; “Rio Preservado, Futuro Assegurado”, programa educativo-ambiental para estudantes da rede municipal de ensino; “Dom nas Ondas do Velho Chico”, projeto do Colégio Municipal Dom Avelar Brandão Vilela para despertar a consciência dos alunos sobre a preservação da água.


Texto: Matheus Oliveira/PMJ



Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem