SEÇÃO CURIOSIDADE: Como a comida não estragava na Idade Média? Era assim que se conservava os alimentos

 

©Getty Images


Durante séculos, pessoas de todo o mundo usaram uma variedade de métodos para conservar alimentos para consumo posterior. Com a Idade Média não foi diferente. Numa sociedade em grande parte agrária, as pessoas precisavam armazenar seus alimentos contra ameaças como seca, fome e guerra. Além disso, certos métodos de preservação de alimentos ofereciam sabores particulares e únicos. Havia também a ideia de manter a comida de uma forma que fosse mais fácil para os soldados, comerciantes e peregrinos transportá-la. Como os alimentos eram preservados dependia muito do que era o alimento em questão e qual o efeito particular desejado.


Secar os alimentos para conservá-los


Entende-se que a umidade permite o rápido crescimento microbiológico de bactérias, que estão presentes em alimentos frescos. Portanto, é compreensível o motivo da secagem de alimentos ser um dos métodos mais antigos para conservá-los.

Um método popular


A secagem era usada para preservar todos os tipos de alimentos, inclusive grãos como centeio e trigo. Estes eram secos ao sol ou ao ar antes de serem armazenados.


Frutas secas


As frutas eram secas ao sol nos climas mais quentes e em estufa nas regiões mais frias, inclusive a polêmica uva passa.

Bacalhau seco


Na Escandinávia, onde as temperaturas caíam a temperaturas congelantes, o bacalhau era seco ao ar livre.


Carne seca


A carne também pode ser conservada através da secagem. O método envolvia primeiro cortá-la em tiras finas e, em seguida, salgá-la levemente.

O processo


Em regiões mais quentes, podia-se simplesmente secar carne sob o sol quente do verão. Mas em climas mais frios, a secagem ao ar conseguia ser feita na maioria das épocas do ano, seja ao ar livre ou em abrigos.

Salga dos alimentos


A salga era a maneira mais comum de preservar os alimentos, pois retirava a umidade e matava as bactérias. Também era usado em conjunto com outros métodos, como secagem e defumação.


Um método de salgar a carne era pressionar o sal seco nela e, em seguida, colocar os pedaços em camadas num recipiente com mais sal. Se a carne fosse preservada assim no tempo frio, poderia durar anos. Misturas de vegetais e ervas também eram conservadas colocando-as em camadas de sal e fechando os alimentos num recipiente selado.


Manter a comida em salmoura


Embora não seja eficaz a longo prazo, preservar alimentos em salmoura também era um método bastante usado. Esse método mantinha os alimentos comestíveis durante uma ou duas estações.

Cozinhar com comida salgada


A primeira coisa que um cozinheiro fazia quando preparava uma comida salgada para consumo era mergulhá-la em água doce. Mas não importava o quanto de imersão fosse feito, era quase impossível remover todo o sal.

Transformar os alimentos em picles


Transformar legumes frescos e outros alimentos em picles era uma prática comum na Europa medieval. Este método não só preservava alimentos frescos por meses, como também os infundia com sabores fortes.

O processo do picles


A processo mais simples era feito com água, sal e algumas ervas. Vinagre e limão também eram adições populares para uma variedade de sabores de picles.


A mágica do picles


Uma vez que o alimento tinha sido completamente infundido pela solução de picles, ele era colocado num frasco ou outro recipiente, com o líquido em que tinha marinado.


Carne e peixe defumados


Defumar era outra maneira comum de preservar a carne, especialmente peixe e carne suína. Neste método, a carne era embebida em sal e, em seguida, pendurada sobre um fogo para absorver o aroma da fumaça à medida que secava lentamente.


O sal era útil porque afastava as moscas, impedia o crescimento de bactérias e acelerava a remoção da umidade.

Conservas doces


Os frutos e frutas eram frequentemente secos, mas outro método de conservá-los após a estação era selá-los em mel.

Doce como mel


Usado como conservante por milhares de anos, o mel não se limitava a preservar apenas frutas. Às vezes, as carnes também eram armazenadas em mel.

Confit: o cozimento lento


Hoje o termo confit às vezes se refere a um tipo de conserva de frutas, mas na Idade Média era o método da carne ser cozida em sua gordura. Confits eram feitos principalmente de carne de pato ou suína.


Fazendo confits


Para fazer confits, a carne era salgada e cozida por muito tempo em sua própria gordura. Era mais tarde resfriada, selada e armazenada em um local fresco. Confiits podem durar meses.


Fermentação


A maioria dos métodos de preservação de alimentos envolvia parar ou retardar o processo de decomposição. No entanto, a fermentação acelera isso.

Álcool


O produto mais comum da fermentação era (e ainda é) o álcool. Assim como hoje, o vinho era fermentado a partir de uvas, o hidromel a partir do mel e a cerveja a partir de grãos.


Sidra


A sidra era fermentada a partir de maçãs e peras. Os anglo-saxões faziam uma bebida chamada "perry" de peras fermentadas.

Queijo


Outro produto da fermentação é o queijo. Mas apesar do leite bovino também ser usado, era mais comum durante a Idade Média, o uso de leite de ovelha e de cabra.

Congelar ou gelar


Como o clima da maior parte da Europa era bastante temperado durante a Idade Média, o congelamento não era um método comum de preservar os alimentos.


O gelado Norte


Durante os invernos frios, o congelamento às vezes estava disponível nas regiões do norte. Em castelos e grandes casas, porões eram usados para manter os alimentos conservados no gelo do inverno. Eles eram mantidos preservados dessa maneira durante os meses mais frios da primavera e durante o verão.


Salas de gelo


Abastecer uma sala de gelo com gelo era um trabalho árduo, por isso não era particularmente comum. Mais comum era o uso de salas subterrâneas para manter os alimentos frescos e duradouros.


Fontes: (ThoughtCo.) (Discover Magazine)

Fotos: Getty Images e Shutterstock


Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem