Prefeitura de Juazeiro leva ‘APS Itinerante’ para UBS do Junco e comunidade agradece

A comunidade atendida pela Unidade Básica de Saúde (UBS) do Junco, distrito de Juazeiro, recebeu nesta quarta-feira (3) o Programa de Atenção Primária à Saúde ‘APS Itinerante’. O programa da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), tem o objetivo de reduzir a demanda por consultas e exames especializados que já existe na unidade.


Esta é a segunda edição do ‘APS Itinerante’ e foi nela que dona Marlene Gomes dos Santos Silva, de 33 anos, fez a ultrassonografia de abdome total. A moradora da comunidade de Marruá, no Salitre, é paciente renal e ficou super contente em poder fazer o exame perto de casa. “Achei ótimo. Muito legal, atitude excelente, nos ajuda porque a gente não precisa ir para a cidade fazer. Eu sou paciente de hemodiálise e estava precisando com urgência desse exame e com esse ‘APS Itinerante’ já me ajudou. Já saí com o resultado na mão e já vou mostrar ao médico”, declarou a paciente.


Dona Maria Juscilene de Jesus Silva mora próximo ao Junco e precisava de uma consulta com médico ortopedista para avaliar os exames que fez do joelho. “Para mim, o atendimento foi ótimo. Eu não esperava passar por este médico. Eu iria mostrar os meus exames do joelho a outro médico e aproveitei e passei logo pelo ortopedista”, disse Maria Juscilene.


A comunidade atendida pela UBS do Junco teve no ‘APS Itinerante’ coleta de exame laboratorial, vacinação contra a influenza, atendimento médico com clínico geral e ortopedista e exame de ultrassonografia de mama e abdome. “Criamos o programa para reduzir o tempo de espera por consultas e exames especializados nas unidades. Verificamos quais são as maiores demandas do local e são estes serviços que levamos para a UBS”, explicou a diretora de Atenção Básica da Sesau, Pollyanna Evangelista.


Jamile dos Santos Rolim mora na comunidade de Pau Preto. Ela estava acompanhando o filho, Jean de 6 anos para acompanhamento de saúde. “Como ele ainda não fez exames de sangue, eu vim com ele. Muito importante esse programa vir para cá, porque é mais perto de onde moro e não preciso ir para Juazeiro com criança pequena”, disse Jamile.


A iniciativa


O APS Itinerante é uma nova ação implementada no município de Juazeiro para atender as demandas reprimidas das Unidades Básicas de Saúde. O programa é semanal e a cada semana irá atender uma UBS com a finalidade de reduzir ou até zerar a demanda da unidade. “Começamos a ação no Argemiro que tem 3 equipes de saúde e um entorno muito grande. A primeira edição foi muito positiva e seguimos levando para outros bairros e distritos, ofertando uma saúde com mais qualidade e dignidade”, destacou o secretário de Saúde de Juazeiro, Allan Jones.


Texto: Amanda Franco – Ascom Sesau PMJ

Fotos: Edinázio Dias


Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem