Pioneirismo: Prefeitura de Juazeiro realiza primeira cirurgia renal pelo SUS no município em criança

O sofrimento de uma criança de 1 ano e meio chegou ao fim após a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), mobilizar equipes e parceiros da área médica para realizar uma cirurgia de alta complexidade. A bebê nasceu com uma patologia que obstruía um dos rins. Por ser de média/alta complexidade, a cirurgia seria de responsabilidade do Governo do Estado da Bahia, mas para evitar o sofrimento da paciente e para evitar que ela chegue a perder o rim, a Prefeitura de Juazeiro uniu forças para que, pela primeira vez pelo SUS em Juazeiro, esse procedimento fosse realizado.


A cirurgia foi realizada pelos médicos Thiago França Paixão e Júlio Onofre, experientes nesse tipo de cirurgia, no Hospital São Lucas, parceiro da Sesau. "A paciente chegou para a gente já com várias investigações, inclusive, com exames realizados em Salvador. A mãe em desespero porque tinham dito que o rim da criança já estaria perdido. É uma paciente que estava tendo infecções urinárias de repetição. A gente avaliou a criança e discutiu o caso e vimos que era um rim que dava para salvar. A gente conversou com a mãe e ela estava em um alto grau de estresse emocional porque a única opção seria a retirada do rim da filha. A pedido da Secretaria de Saúde de Juazeiro, avaliamos e estudamos a cirurgia para dar certo. E deu", declarou o médico cirurgião, Thiago Paixão.


Por ser uma cirurgia de média/alta complexidade, a atribuição de realização deste tipo de procedimento é do Governo do Estado da Bahia. Porém com a mobilização de profissionais parceiros e prestadores da Prefeitura de Juazeiro foi possível aliviar a angústia da mãe. "Essa criança foi avaliada por um cirurgião pediátrico e foi direcionada para fazer o Tratamento Fora do Domicílio (TFD). Como ela já estava sintomática devido ao quadro, a Secretaria de Saúde, acionou os cirurgiões pediátricos, que compõem a nossa rede, e os mesmos avaliaram que dava para resolver no próprio município", destacou o superintendente de Atenção Especializada, Eduardo Rafael de Sousa Neto, acrescentando que foram realizados novos exames e "um grande esforço da equipe da Sesau possibilitou que ela não precisasse ter que viajar e aguardar mais tempo em sofrimento", assinalou.


"Conseguimos hoje realizar este procedimento aqui em Juazeiro. Um procedimento em nível municipal, o primeiro dessa magnitude pelo SUS no município. Estamos muito felizes e eu gostaria de agradecer a todos que se empenharam", disse o secretário de Saúde de Juazeiro, Allan Jones.


A cirurgia ocorreu na manhã desta quinta-feira (4) com sucesso e sem intercorrência.


Amanda Franco – Ascom Sesau PMJ |

Fotos: Luan Medrado

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem