PARABÉNS PT: A Bahia é tetracampeã no categoria "Maior índice de desemprego do pais". Confira!

Foto captura de tela 

Da Redação
Por: Taciano Medrado

ANO 2020


MANCHETE 1 


Levantamento do IBGE aponta índice de desemprego de 19,8% na Bahia em 2020; taxa é recorde no estado e a maior do país

Ao todo, estado computou 1,27 milhão de desocupados no ano passado. Média geral nacional foi de 13,5%.


A Bahia atingiu o recorde de 1,272 milhão de pessoas desocupadas em 2020, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) Trimestral, feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgada nesta quarta-feira (10). Esse número corresponde a uma taxa de desemprego de 19,8%, o maior índice do país e o maior já registrado no estado.


Além disso, a taxa da Bahia superou a média geral nacional, que foi de 13,5%. A última vez que a Bahia teve um índice tão negativo foi em 2016, quando registrou 15,9% de taxa de desocupação.


ANO 2021 


MANCHETE 2 


Bahia tem maior percentual de desempregados do Brasil (TV Bahia / G1 BA15/05/2021 14h15  Atualizado há 2 anos) . 


A Bahia é o estado brasileiro com maior percentual de desempregados do Brasil. Os setores do comércio e serviços, que são os principais pilares da economia baiana, foram os mais afetados pela crise provocada pelo coronavírus. Confira histórias de alguns baianos que perderam o emprego, mas mantêm a esperança em dias melhores.


ANO 2022


MANCHETE 3


IBGE: Bahia fecha trimestre com maior índice de desemprego do país. (As informações foram Publicadas na  sexta-feira, 12 de agosto de 2022 às 17:25 h | Atualizado em 12/08/2022, 17:41 | pelo jornal A Tarde.)


Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua)


O maior índice de desemprego é o da Bahia (15,5%), seguido de Pernambuco (13,6%) e Sergipe (12,7%). Os menores índices estão em Santa Catarina (3,9%), no Mato Grosso (4,4%) e no Mato Grosso do Sul (5,2%). Registraram estabilidade na taxa o Distrito Federal, Amapá, Ceará, Mato Grosso e Rondônia. No país, o desemprego registra queda em 22 unidades da federação.

 

ANO 2023


MANCHETE 4


Bahia segue com a maior taxa de desemprego do País, segundo pesquisa do IBGE (As informações são do Bahia notícias dessa Quinta-Feira, 18/05/2023 - 17h46 )

A taxa de desemprego no Brasil subiu em 16 das 27 Unidades da Federação no primeiro trimestre de 2023, e a Bahia foi o estado que registrou o maior índice de desocupação. Essas informações constam da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua Trimestral, divulgada nesta quinta-feira (18) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

 

De acordo com os números da Pesquisa, a taxa de desocupação na Bahia no primeiro trimestre de 2023 em relação ao quarto trimestre de 2022 ficou em 14,4%. Em segundo lugar ficou Pernambuco (14,1%), seguido por Amapá (12,2%), Rio Grande do Norte (12,1%) e Distrito Federal (12%). A taxa média brasileira ficou em 8,8%. 

 

Segundo o IBGE, a taxa de informalidade para o Brasil foi de 39,0% da população ocupada. As maiores taxas ficaram com Pará (59,6%), Amazonas (57,2%), Maranhão (56,5%), com a Bahia aparecendo no quarto lugar (53,7%). Para o cálculo da taxa de informalidade da população ocupada são consideradas as seguintes populações: empregado no setor privado sem carteira de trabalho assinada; empregado doméstico sem carteira de trabalho assinada; empregador sem registro no CNPJ; trabalhador por conta própria sem registro no CNPJ; e trabalhador familiar auxiliar. 

 

Em relação ao rendimento médio real mensal da população, o IBGE estimado que em relação ao trimestre anterior, o valor atual de R$ 2.880 pouco subiu em nível nacional, mas no Nordeste, houve uma alta significativa. Em relação ao 4º trimestre de 2022, a região Nordeste (rendimento médio real mensal de R$ 1.979) foi a única do país com alta estatisticamente significativa, enquanto as demais permaneceram estáveis.

 

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem