Lula prioriza viagens ao Nordeste e Sudeste e esquece do Sul

 


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem priorizado, desde o início de seu 3º mandato, as idas ao Nordeste e ao Sudeste, as duas regiões mais populosas do país. Nas eleições de 2022, ganhou com folga na 1ª e perdeu na 2ª. Sul e Centro-Oeste –regiões em que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tem amplo apoio da população e do agronegócio– ficaram escanteados.


O Estado mais visitado pelo chefe do Executivo foi São Paulo, onde Lula morava com a primeira-dama Janja antes de se mudarem para o Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República, em Brasília. Ao todo, o presidente teve 5 viagens com compromissos oficiais à capital paulista e duas sem agenda divulgada.


Além de manter casa na capital, o Estado de São Paulo é o maior colégio eleitoral do país e foi onde Lula construiu o seu berço político, quando fez carreira como metalúrgico e depois líder sindicalista, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.


Em São Paulo, Lula perdeu a eleição. Mas teve em 2022 muito mais votos do que Haddad em 2018. O Estado, junto com Rio e Minas, foi essencial para a nova ascensão petista ao Planalto.


Bolsonaro perdeu a eleição sobretudo porque seu desempenho somado nos 3 maiores Estados do Sudeste (São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro) foi muito pior que em 2018. Se o ex-presidente não tivesse sido abandonado pelos 11,4% de eleitores sudestinos de São Paulo, Rio e Minas, teria sido reeleito. Lula venceu nacionalmente com uma vantagem de apenas 2,1 milhões de votos.


Em suma, Lula venceu não porque “estourou no Nordeste”. Claro, o voto nordestino foi vital para o petista. Mas sem a queda de Bolsonaro em seu principal reduto, Lula não ganharia.

Em 2º lugar no ranking de viagens do presidente, está o Estado da Bahia, onde Lula foi 4 vezes. Dessas, duas viagens foram durante o feriado do Carnaval.


Nascido no município de Garanhuns, no interior de Pernambuco, o Nordeste é a região em que Lula mais tem aliados administrando os Estados. Foi a região em que teve seu melhor desempenho nas eleições de 2022: recebeu 66,76% dos votos válidos no 1º turno e 69,34% no 2º turno, derrotando o então presidente, Jair Bolsonaro (PL).


Na Bahia, unidade da Federação mais populosa do Nordeste, o PT elegeu o governador Jerônimo Rodrigues (PT-BA). Lula fez dobradinhas com ele para anunciar programas sociais. Ao todo Lula contabiliza 9 idas a Estados nordestinos.

COMPROMISSOS INTERNACIONAIS


Em janeiro e abril, Lula priorizou compromissos internacionais. E, no Brasil, visitou só 2 Estados em cada um desses meses. 


Ao todo, o petista passou 19 dias fora do Brasil desde o início da sua gestão. De 1º de janeiro a 13 de maio, o presidente viajou para 8 países na América do Sul, América do Norte, Ásia e Europa. Lula tem ainda uma viagem prevista para o Japão para 19 de maio.


Além do Japão, o presidente deve visitar mais 5 países. Desses, 2 já foram visitados: Argentina e Estados Unidos.

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem