Espaço Humanizar adere a campanha ‘Faça Bonito’ e realiza ações de conscientização nas escolas de Juazeiro

Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado anualmente em 18 de maio, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria Municipal de Educação e Juventude (Seduc) e o seu Espaço Humanizar, tem promovido uma série de programações referente a Campanha ‘Faça Bonito’, que este ano faz alusão aos 23 anos de mobilização da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.


Na manhã desta quinta-feira (18), a equipe do Humanizar, que está integrado ao Núcleo de Atendimento Psicossocial e Inclusão (NAPSI) da Seduc, esteve na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Maria Helena da Silva Pereira, localizada no bairro João Paulo II, realizando uma intervenção expositiva, com a exibição do documentário ‘Um crime entre nós’, amostra de desenhos confeccionados pelos estudantes, e roda de diálogo coordenada pela assistente social, Sandra Mara Damásio, que comentou sobre a ação.


“Dentro do Espaço Humanizar nós trabalhamos na perspectiva de realizar uma mobilização e sensibilização com destaque para a data, convocando toda a população para participar da campanha em defesa dos direitos de crianças e adolescentes, trazendo as estatísticas sobre a violência e abuso sexual cometidos contra esse público. O nosso objetivo é ouvir a comunidade, e posteriormente, informar como identificar, denunciar e combater os sinais de abusos, e outras violações de direitos, apresentados pelas crianças”, disse a assistente social do Humanizar/Napsi, Sandra Mara Damásio.


Jéssica Pereira, mãe do estudante Breno, de 3 anos, da Emei Maria Helena da Silva Pereira, avaliou a iniciativa. “É legal e importante conscientizar a população sobre esse tema. Eu me sinto mais segura em deixar o meu filho aqui, sabendo que a equipe está orientada”, disse Jéssica.


Mobilização


A programação do Humanizar/Napsi, de adesão à campanha ‘Faça Bonito’, iniciou nesta terça-feira (16), e segue até esta sexta-feira (19), onde acontecerá o encerramento das ações. As atividades já contemplaram as Escolas Municipais Raimundo da Cunha Leite, em Juremal; Professora Matilde Costa Medrado, em Carnaíba de Dentro; e Maria Helena da Silva Pereira, na sede do município.


A mobilização conta com ações voltadas para comunidade escolar da rede municipal de ensino, junto às famílias. Entre as atividades desenvolvidas estão a realização de rodas de conversas, oficina, amostra de desenhos e exibição de documentário, que promovem debates e oferecem informações sobre os direitos de crianças e adolescentes.


18 de maio


O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído pela Lei Federal 9.970/2000. A data é resultado de uma conquista dos órgãos de defesa da criança e do adolescente e lembra o caso da menina Araceli Cabrera Sánches Crespo, que foi sequestrada, violentada e assassinada em 1973, em Vitória (ES), quando tinha apenas 8 anos


Texto: Camila Santana – Ascom/ Seduc/PMJ


Fotos: Ícaro Alexandre – Ascom/PMJ

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem