Enem 2023: edital do programa já está disponível


O edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 já está disponível. Os interessados em participar da edição 2023 já podem conferir o cronograma. Este ano, as inscrições estão previstas entre os dias  5 a 16 de junho. Já as provas serão aplicadas em 5 e 12 de novembro. 


O professor de Sociologia da Secretaria de Educação, Guilherme Guedes (37), explica a importância de estar atento ao edital e ao cronograma da edição do Enem 2023. 


“É muito importante que o estudante se atente às datas do cronograma para que faça uma programação adequada de estudos, além de se programar e se organizar para estar na cidade em que ele vai fazer a prova”, recomenda o sociólogo. 


Ainda sobre como se programar, o professor  afirma que organizar os conteúdos que serão cobrados para começar a preparação é um dos passos mais importantes para obter uma boa nota na prova. 


“Se preparar bem para uma prova como a do Enem é fundamental, porque você tem que analisar os conteúdos que serão cobrados e reservar um tempo de estudo para cada um deles. Então essa preparação envolve conteúdos do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio e devem ser organizados em uma planilha de estudos, então é muito importante essa preparação para que o aluno chegue nesse momento da prova e tenha condições de disputar uma boa universidade e de ingressar no curso superior da escolha desse estudante”, concluiu o professor. 


A estudante do 2º ano do ensino médio Bruna Freitas (16, mora em Taguatinga Norte, no Distrito Federal e conta como está sendo o momento de preparação para a prova. 


“Comecei a me preparar para o Enem este ano, mas ainda não estou no cursinho. Peguei algumas dicas e estudo pelo YouTube. E faço algumas provas antigas. Como comecei a estudar agora, estou focando nas matérias que mais tenho dificuldade”, contou. 


Isenção da taxa de inscrição


Os candidatos que optaram pela isenção da taxa de inscrição já podem conferir os resultados. O Inep publicou um edital específico para a isenção e para as justificativas de ausência (quem era isento no Enem 2022 e não compareceu aos dois dias de prova precisava justificar a falta para participar da edição de 2023 gratuitamente). Quem tiver a solicitação ou a justificativa indeferida poderá entrar com recurso até a próxima sexta-feira (12).


Enem


O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. o Enem tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).


Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).


Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep, para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.


Fonte: Brasil 61

 


Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem