Educação ambiental e alimentação saudável são temas de gincana pedagógica realizada pela Prefeitura de Juazeiro

Com programação educativa e recreativa, estudantes das Escolas Municipais Mandacaru, e 15 de Julho, participaram nesta quinta-feira (03) e sexta-feira (04), das atividades da gincana pedagógica do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA), responsável pelas ações do Selo das Organizações das Nações Unidas (Unicef).





Realizada pela Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), a iniciativa abordou o tema: ‘Clima e Alimentação Saudável’, com o objetivo de orientar e estimular crianças e adolescentes da rede municipal de ensino a buscarem soluções viáveis e socialmente responsáveis para as mudanças climáticas, além da adoção de hábitos alimentares saudáveis.

Segundo a mobilizadora do NUCA, Greice Kelly Alves, a iniciativa promove benefícios socioeducativos. “A proposta é desenvolver uma série de atividades lúdicas e educativas para engajar a comunidade escolar em causas importantes. A gincana é uma forma divertida de realizar o propósito da ação, envolvendo os estudantes no desenvolvimento de habilidades coletivas, que cumpram o exercício da cidadania de forma responsável e consciente”, ressaltou Greice.

As atividades seguem até o mês de junho, quando é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, e conta com parcerias intersetoriais e interinstitucionais, com o Núcleo de Alimentação Escolar da Seduc, e o Núcleo Temático de Educação Ambiental da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

De acordo com a estudante do Núcleo Temático de Educação Ambiental da Univasf, Marília Paula Ferreira, que desenvolveu uma oficina sobre reciclagem na Escola Municipal Mandacaru, a oportunidade promove mudanças positivas. “Falar sobre educação ambiental é muito necessário para que os estudantes tenham noções básicas sobre sustentabilidade, reciclagem e conscientização ecológica, promovendo uma base de conhecimentos capaz de formar cidadãos conscientes e agentes de transformações positivas”, destacou Marília.

Aprovação


“Eu gostei muito das atividades de hoje, pois eu aprendi a reutilizar vários objetos e assim, ajudar o meio ambiente. Na minha casa a gente usa garrafa de refrigerante para armazenar água, e eu uso latinhas de refrigerante para fazer porta moedas e porta bijuterias”, comentou Laura Yasmin de Sousa Silva, estudante de 11 anos, da Escola Municipal Mandacaru.

Nathália Nogueira Serafim, nutricionista do Núcleo de Alimentação Escolar da Seduc, e uma das orientadoras da oficina sobre aproveitamento dos alimentos, falou sobre a ação. “Nosso intuito foi incentivar o consumo integral dos alimentos, aproveitando os elementos que são considerados restos ou lixo. Cascas, talos e sementes são exemplos de alimentos que devem ser aproveitados nas preparações das refeições, pois são ricos em nutrientes como fibras, vitaminas e minerais; além disso, é uma atitude que reduz a produção de lixo, e contribui de forma positiva com o meio ambiente”, disse a profissional de nutrição da Seduc.

“Foi uma experiência maravilhosa. Eu gostei muito de ter participado, principalmente por ter me incentivado a fazer coisas novas em casa, e não apenas ficar o tempo todo no celular. Agora eu vou poder fazer receitas com a minha família, reaproveitando alimentos que são bons para minha saúde”, avaliou Júlia Daniele Pereira Rodrigues, estudante de 12 anos, da Escola 15 de Julho.

Texto: Camila Santana – Ascom/Seduc/PMJ
Fotos: Pedro Ângelo – Ascom/PMJ

 

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem