Conheça o livro Estrutura de Custos na Mineração

 

O engenheiro de Minas e economista Petain Ávila de Souza D.Sc publicou recentemente o livro “Estrutura de Custos na Mineração”, com o patrocínio da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa Mineral e Mineração (ABPM) e da Geosol.


O livro foge da abordagem tradicional da Contabilidade Geral (apresentação de Balanço Patrimonial e DRE) e utiliza os procedimentos das Contabilidades de Custo e Gerencial no controle de desempenho e tomada de decisão no ambiente de negócio da mineração, além de abordar os custos adotados por Contadores: apropriação dos custos em Diretos e Indiretos (por produto), associando custos ao esforço de produzir e, despesas à administração e à comercialização; Economistas: não distinguem custos de despesas, sendo ambos tratados no curto prazo (por período) como Fixos e Variáveis. Porém, no longo prazo, consideram todos os custos como variáveis. Assim, a empresa opera no curto prazo e planeja no longo prazo; Engenheiros: cujas referências sobre custo na mineração estão dispersas nos manuais de fornecedores de equipamentos de perfuração/desmonte/escavação de rocha, terraplanagem, etc.; e, de Engenharia de Minas. Nesta ótica os custos são subdivididos em: Custos Operacionais e de Manutenção (materiais de consumo e mão-de-obra); e, Custos de Propriedade (depreciação, seguro e juros sobre o imobilizado no equipamento/ativo operacional).


A obra é indicada para profissionais e executivos atuantes nas áreas de Engenharia, Geologia, Contabilidade, Economia, Administração e Análise de Investimentos e afins de todos os níveis hierárquicos da empresa. O livro propicia a comunicação entre tais profissionais de modo que cada um tenha real ciência do tratamento que os demais dão aos custos e como os apropriam.


“Estrutura de Custos na Mineração” pode ser utilizado na elaboração de relatórios e emissão de pareceres sobre custos no ambiente de negócios da empresa para controle de desempenho e tomada de decisões. É indicado para as disciplinas complementares dos cursos de Engenharia, Geologia, Contabilidade, Economia, Administração e Análises de Investimentos.


Pedidos do livro podem ser feitos pelo e-mail: petain@uol.com.br


Fonte: Brasil 61


Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem