CAPS Infanto-juvenil: Crianças com Espectro Autista têm atendimento multiprofissional garantido pela Prefeitura de Juazeiro

 

A Organização Mundial da Saúde estima que existem no Brasil, aproximadamente, 2 milhões de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por manifestações comportamentais atípicas, déficits na comunicação e na interação social.  Em Juazeiro, as crianças e adolescentes com TEA são assistidos pelo CAPS Infanto-juvenil, mantido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau).

Atualmente, existem mais de 200 pacientes com TEA ativos no CAPS Infanto-juvenil. A unidade dispõe de uma equipe multidisciplinar composta por: enfermeira, assistente social, psicopedagoga, fonoaudióloga, psicólogo, educadora social, nutricionista e técnica de enfermagem. Os profissionais oferecem atendimentos individualizados e em grupos com funções variadas que vão desde estimular o desenvolvimento à fortalecer as habilidades sociais para a inserção social.


A dona de casa Elisa Conceição da Silva contou sobre os reflexos positivos no comportamento social da sua filha de três anos. “Descobrimos, recentemente, o diagnóstico de TEA e iniciamos o tratamento aqui no CAPS em março deste ano. Ela está no grupo de atividades coletivas e, apesar do pouco tempo, tenho percebido melhora, pois ela vem se enturmando mais. Aprendeu até a dividir os brinquedos, o que ela não fazia de jeito nenhum”, comentou.


Como acessar o CAPS Infanto-juvenil


O gerente do CAPS Infanto-juvenil, Vitor Reis, explicou que a unidade é porta aberta, ou seja, não é necessário encaminhamento de outras unidades. “Todos os usuários que chegam ao serviço pela primeira vez passam por acolhimento inicial, onde serão avaliados pela equipe e, de acordo com as necessidades de cada paciente, serão inseridos nas atividades psicossociais. É um serviço porta aberta, não sendo obrigatório ter um encaminhamento para passar pelo nosso acolhimento”, disse.


O gerente ainda comentou sobre as diversas medidas que vêm sendo tomadas para atender a demanda, cada vez mais crescente, de pessoas com o Espectro Autista. “A Sesau tem se preparado e se fortalecido para poder atender todas essas demandas por atendimentos. A equipe vem discutindo estratégias para atender melhor, considerando as prioridades, pois sabemos que temos casos mais graves que precisam de uma assistência mais imediata”, afirmou.


O CAPS Infanto-juvenil fica localizado na Rua Almirante Tamandaré, nº 07, bairro Country Club. O atendimento é oferecido de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h.

 

Texto: Marcela Cavalcanti

Fotos: Icaro Alexandre

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem