Abertas inscrições para curso a distância sobre avaliação de carcaças de suínos


Até o dia 26 de maio, médicos veterinários que pretendem se qualificar para assumir responsabilidades de avaliação e classificação de suínos na inspeção com base em risco podem se inscrever para a segunda turma de 2023 do curso EaD “Avaliação e classificação de suínos, carcaças e partes de carcaças, em atendimento à IN79/2018”, disponibilizado pela Embrapa Suínos e Aves. O curso será ministrado na plataforma e-Campo, no Portal da Embrapa, e tem como proposta central capacitar as equipes de profissionais para entender quais os objetivos da inspeção com base em risco e qual seu papel como profissional neste processo.


A base do conteúdo deste curso é resultado de um projeto de pesquisa executado pela Embrapa e Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA), do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), com colaboração de especialistas de universidades, que subsidiou a modernização dos procedimentos da Inspeção Sanitária nos frigoríficos de suínos no Brasil e definiu uma nova regulamentação. Essa nova regulamentação, a IN 79, que entrou em vigor em dezembro de 2018, direciona o foco da inspeção sanitária para os problemas relacionados à saúde pública e atende aos programas oficiais de saúde animal, compartilhando com a indústria a responsabilidade de desclassificar as matérias-primas impróprias para o consumo por problemas de processo, porém sem risco à saúde do consumidor.


De acordo com a pesquisadora da Embrapa Suínos e Aves, Jalusa Kich, também é objetivo de aprendizagem do curso “elaborar e implementar um programa de avaliação e classificação de suínos, carcaças, partes de carcaças e vísceras; avaliar, segregar e classificar os suínos antes do abate; e avaliar, segregar e classificar as carcaças, partes de carcaças e vísceras no abate de suínos, tomando medidas de retroalimentação no processo para evitar desvios”.


O curso tem carga horária de 48 horas e será distribuído em quatro módulos, no período de 5 de junho a 9 de julho:


Módulo I - Introdução ao sistema de inspeção com base em risco


Módulo II - Programa de avaliação e classificação de suínos, carcaças e partes de carcaças


Módulo III - Avaliação e classificação de suínos vivos


Módulo IV - Avaliação de carcaças, partes de carcaça e vísceras

 
Todo o conteúdo foi elaborado pelas auditoras fiscais federais agropecuárias do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal Elenita Ruttscheidt Albuquerque e Ângela de Faria Maraschin e pela pesquisadora Jalusa Kich, da Embrapa.


As inscrições para o curso podem ser feitas neste link.

 

Lucas Scherer Cardoso (MTb/RS 10.158)
Embrapa Suínos e Aves


Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem