Prefeitura de Juazeiro realiza 2ª Semana da Caatinga com sucesso e conscientiza sobre a importância e preservação do bioma

Fotomontagem TM

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb), encerrou nesta sexta-feira (28), no Armazém da Caatinga, na Orla II de Juazeiro, a 2ª edição da Semana da Caatinga. A programação iniciou no dia 26 e teve como objetivo sensibilizar a população sobre a importância da preservação e conservação da Caatinga, um bioma exclusivo do Brasil e único no mundo.

Durante o evento de encerramento e alusivo ao Dia Nacional da Caatinga, a população pode prestigiar a exposição fotográfica produzida pelo fotógrafo José Raimundo Xavier e o fotoetnografo Heitor Rodrigues, que mostram a beleza da Caatinga em Juazeiro. Além disso, foram montados stands para demonstração da fauna, flora, artesanato, cultura e gastronomia da Caatinga, com intervenções artísticas e um Quiz catingueiro com prêmios.

A programação cultural contou ainda com diversas atrações, como intervenções culturais, poesia, dança e música, incluindo o show de Maviael Melo e da Banda de Pífano Raça Negra, e a apresentação dos Grupos de Reisado de Santa Maria da Boa Vista, do Sertão de Pernambuco. Os visitantes ainda conferiram uma mostra científica e degustação de pancs (plantas comestíveis) da chefe de cozinha sustentável Poliana Santana. "As pancs são uma riqueza da nossa região e precisam ser valorizadas. Além de serem saborosas, são nutritivas e resistentes às condições de seca, o que faz delas uma alternativa importante para a segurança alimentar da população”, disse Poliana Santana.

Outro atrativo do evento foi a exposição do livro Pirilampos da Caatinga, de Heitor Rodrigues. O livro possui 144 páginas e é composto por 145 fotografias em preto e branco, mescladas com epígrafes oriundas de conversas informais, cordéis, depoimentos, fragmentos de lembranças e soneto, almejando o poder polissêmico da arte através da oralidade. "A Caatinga é uma fonte de inspiração para a arte e a cultura. As imagens que eu capturei mostram a beleza, a força e a diversidade deste bioma tão singular”, disse Heitor.

O secretário da Semaurb, Islédio Bandeira, destacou a importância do evento para a conscientização sobre a preservação do bioma: "A Caatinga é um patrimônio nosso, único e plural, que precisa ser preservado. E é por isso que realizamos essa semana de atividades, para que as pessoas possam conhecer a beleza e a diversidade da nossa Caatinga, além de entender a importância de preservá-la”, disse Islédio.

A população também elogiou a iniciativa da prefeitura de Juazeiro. A turista do Rio de Janeiro que veio passar as férias com seu marido em Juazeiro, Lilian Azevedo, por exemplo, afirmou que eventos como esse são essenciais para valorizar a Caatinga: "Fiquei encantada com este bioma único e fascinante que é a Caatinga. É fundamental que as pessoas conheçam e valorizem sua riqueza, especialmente em Juazeiro, onde pude visitar a área da cachoeira do Salitre, que conta com uma belíssima região de Caatinga”, destacou.

Apoio

O evento contou com o apoio de diversos parceiros, como a Armazém da Caatinga, Agro Indústrias do Vale do São Francisco (Agrovale), Gelo e Sal, Central da Caatinga, Boteco do Caranguejo, Casa do Artesão, Preserve Júnior - Empresa Júnior de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Cooperativa Agropecuária Familiar Orgânica do Semi Árido (Coopervida) e Empório do Artesão.

Sobre a Caatinga

A Caatinga é um bioma brasileiro que se estende por nove estados do Nordeste e parte do norte de Minas Gerais, composto por uma vegetação resiliente com mais de 3 mil espécies de plantas e flores e uma fauna diversa com mais de 1.200 espécies de animais. Apesar de sua importância para a biodiversidade, a Caatinga é um dos biomas mais ameaçados pela ação humana, com metade do território já devastado e cerca de 13% em estágio avançado de desertificação. A exploração desenfreada dos bens naturais e a poluição, bem como as mudanças climáticas, são os principais fatores que levam à degradação ambiental da região. A preservação da Caatinga é fundamental para a manutenção da biodiversidade e da cultura de uma região semiárida que abriga mais de 28 milhões de pessoas.


Texto: Gabriel Filliph – Ascom Semaurb/PMJ
Fotos: Luan Medrado - Ascom/PMJ

 


Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem