MIDR vistoria estruturas do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco


Uma equipe técnica do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), coordenada pelo secretário nacional de Segurança Hídrica, Giuseppe Vieira, vistoriou, nesta sexta-feira (31), duas estruturas integrantes do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco. A comitiva esteve na Barragem de Jati, no Ceará, e na Estação de Bombeamento EBI-3, em Pernambuco.


“A pedido do ministro Waldez Góes, estamos aqui vistoriando essas duas estruturas do Projeto São Francisco, que têm grande importância para a segurança hídrica do semiárido nordestino”, destacou o secretário Giuseppe Vieira, que foi acompanhado pelo diretor de Projetos Estratégicos da Secretaria Nacional de Segurança Hídrica, Oscalmi Porto. “Desde o primeiro dia, este governo tem sido diligente com as obras da transposição, conforme determinação do presidente Lula”, completou.


Localizada no município de Jati (CE), a Barragem de Jati é o ponto de partida do Cinturão das Águas do Ceará (CAC). Todo o projeto do CAC tem 1300 km de extensão, compreendendo segmentos de canal a céu aberto, túneis e sifões. Além da capital Fortaleza e Região Metropolitana, também receberão as águas do Cinturão 24 cidades localizadas entre a Barragem de Jati e a Travessia do Rio Cariús, atendendo mais de 8,5 milhões de pessoas.


Segundo o secretário Giuseppe Vieira, o Governo Federal já disponibilizou e empenhou novos recursos para a obra e a expectativa é de celeridade para a conclusão. “No momento, o ritmo está lento por conta das chuvas intensas, mas após esse período e com os recursos alocados, a obra está garantida”, afirmou.


O secretário-executivo e de Gestão Interna do Governo do Ceará, Ramon Rodrigues, foi um dos presentes à visita a Jati. Ele destacou a importância da presença do Governo Federal na região, em virtude da parceria e da obra ser prioritária.


“É uma obra de grande importância para o estado e sempre é importante que os gestores acompanhem o andamento das atividades porque isso facilita os acordos, as solicitações e tratativas”, destacou, acrescentando que a União sempre foi parceira, especialmente na gestão do presidente Lula. “Sempre honramos nossos compromissos e entregamos aquilo que pactuamos e o Governo Federal tem dado sua resposta, com a transferência de recursos para atender quem mais precisa”, completou.


Estação de Bombeamento


Outra estrutura vistoriada foi a EBI-3, na cidade de Salgueiro, em Pernambuco. As estações de bombeamento são estruturas responsáveis por elevar a água de um terreno mais baixo para outro mais alto. No Eixo Norte do Projeto São Francisco, existem três estações, com capacidade para impulsionar a água 188 metros acima do nível do São Francisco, altura que pode ser comparada a um prédio de 58 andares. A EBI-3 tem capacidade de bombear 24 mil litros de água por segundo.


Desde janeiro deste ano, a EBI-3 está parada para manutenção, em função de vibração excessiva de suas motobombas, que ocasionou desgaste nos rolamentos. A medida foi tomada visando preservar o bem público e a segurança dos trabalhadores. As peças de reposição necessárias para o serviço têm previsão de entrega para o próximo mês de abril e a retomada do bombeamento regular deve ocorrer no início de junho.


“Estamos realizando um esforço concentrado com a equipe técnica do MIDR e também com especialistas contratados, que estão realizando estudos de engenharia, para restabelecer e reparar o funcionamento da estação de bombeamento”, afirmou o secretário Giuseppe Vieira. “Hoje, não temos nenhum problema de desabastecimento nas cidades atendidas pelo Eixo Norte, os reservatórios ainda têm água suficiente para abastecer a população. No entanto, há necessidade de solucionar essa questão da EBI-3 e é isso que nossa equipe está fazendo, para que seja retomado o quanto antes o funcionamento da estação, que é tão importante para a transposição”, completou.


Coordenador-geral de Obras e Fiscalização do Projeto de Integração do Rio São Francisco em Pernambuco, Tiago Portela relatou que a equipe do MIDR saiu satisfeita da vistoria à estação de bombeamento. "Saímos de lá muito contentes, porque verificamos que o cronograma está sendo cumprido”, observou.


O Projeto São Francisco


O Projeto de Integração do Rio São Francisco é a maior obra de infraestrutura hídrica do País. Com 477 quilômetros de extensão em dois eixos (Leste e Norte), o empreendimento vai garantir a segurança hídrica de cerca de 12 milhões de pessoas em quase 400 municípios nos estados de Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba, onde a estiagem é frequente.



Fonte: Brasil 61



Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem