Lula faz diplomacia de vingança e ódio, diz Ciro Nogueira

Foto reprodução redes sociais - You Tube

O ex-ministro e presidente nacional do PP, Ciro Nogueira (PI), criticou neste domingo (16.abr.2023) posicionamentos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre relações internacionais e países aliados. Afirmou que o chefe do Executivo faz diplomacia de “vingança e ódio” e “usa retórica que o Brasil não tem poder real para sustentar”.

 

“No plano interno, vemos que o governo Lula cultiva a radicalização de discursos para fomentar a polarização com propósitos políticos e eleitorais. É temerário que essa atitude de polarização possa ser adotada nas relações internacionais do Brasil. Fazer oposição a aliados históricos do país não é política nem diplomacia. É agir contra a nação, contra o povo brasileiro”, afirmou no Twitter.


Em viagem à China, Lula afirmou que os Estados Unidos e a União Europeia precisam parar de incentivar a guerra na Europa para que negociações pela paz possam avançar. No sábado, em visita aos Emirados Árabes, o chefe do Executivo responsabilizou Ucrânia e Rússia pelo conflito.


A fala do presidente desconsidera que a 1ª atitude bélica em 24 de fevereiro de 2022 foi da Rússia, quando o exército russo invadiu e bombardeou regiões soberanas da Ucrânia. Depois, os ucranianos revidaram e a guerra passou a escalar.


Lula tem defendido criar um grupo de países “que não têm nenhum envolvimento com a guerra” para incentivar o diálogo e restauração da paz. Para Ciro Nogueira, as relações diplomáticas brasileiras devem ser guiadas pelo “pragmatismo”. O senador criticou o que chamou de “atitude de polarização” nas relações internacionais.


Ele também disse que Lula teria acusado o governo dos Estados Unidos de apoiar sua prisão em 2018. Aliado de Jair Bolsonaro (PL), Ciro mencionou que o ex-presidente é frequentemente atacado pelo petista.


“O presidente já acusou os Estados Unidos por sua prisão! Não perde uma chance de atacar o presidente Bolsonaro. Agora, na cena internacional, usa retórica que o Brasil não tem poder real para sustentar. Não podemos aceitar a diplomacia da vingança, a diplomacia do ódio”, declarou.


fonte: Poder 360

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem