FRANÇA: Sob protesto o Conselho Constitucional aprova reforma da Previdência no pais

Fotos captura de tela vídeo da AFP

O Conselho Constitucional da França, grupo responsável por fiscalizar a aplicação da Constituição francesa, aprovou nesta 6ª feira (14.abr.2023) a maior parte do texto da reforma da Previdência no país. Eis a íntegra (191 KB, em francês).


Os integrantes do conselho avaliaram se a nova regra estava de acordo com a Carta Magna e se os meios usados pelo governo de Emmanuel Macron para aprová-la foram legais. O líder francês autorizou a reforma sem o aval da Assembleia Nacional –equivalente à Câmara dos Deputados do Brasil– usando o artigo 49.3 da Constituição francesa.


Foram rejeitados 6 artigos, mas a decisão desta 6ª feira (14.abr) permite que a reforma no país seja promulgada nos próximos dias pelo governo francês e comece a valer. São eles:


artigo 2: em relação ao chamado de index sénior (índice sênior, em tradução livre);


artigo 3: referente ao “contrato de trabalho sênior”;


artigo 6: em relação às alterações na forma de cobrança das contribuições para a segurança social;


algumas disposições do artigo 10 sobre as condições de concessão do direito de afastamento antecipado aos servidores públicos;


algumas disposições do artigo 17 sobre os trabalhadores que exerçam ou tenham exercido atividades particularmente expostos a determinados fatores de risco ocupacional;


artigo 27: referente à criação de um sistema de informação para os segurados sobre o regime de pensões por repartição.


Os manifestantes que se reuniram no Hôtel de Ville de Paris, local que abriga as instituições governamentais, receberam a decisão com vaias.


Integrantes da oposição francesa, como o representante da esquerda francesa Jean-Luc Mélenchon, afirmaram que a luta continua.


“A decisão do Conselho Constitucional mostra que [o conselho] está mais atento às necessidades da monarquia presidencial do que as do povo soberano”, disse em sua conta no Twitter.


A direitista Marine Le Pen afirmou que “o destino político da reforma da Previdência não está selado”. Segundo Le Pen, caberá ao “povo” decidir sobre a medida.


O Conselho Constitucional francês decidirá sobre a constitucionalidade de uma 2ª proposta de referendo sobre a Previdência em 3 de maio. A 1ª apresentada pela oposição foi recusada.


Fonte: Poder 360

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem