EVENTO: Petrolina recebe Seminário sobre Cooperativismo Agropecuário



Na próxima sexta-feira (14/04), acontecerá o Seminário Cooperativista da Região do Sertão do São Francisco, evento promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Pernambuco (Sescoop/PE) em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina.


O evento será realizado na Fundação Nilo Coelho, a partir das 18h30, e trará como palestrante o presidente do Sistema OCB Nacional, Márcio Lopes de Freitas, que falará sobre o tema: A força do Cooperativismo Agropecuário Brasileiro e as perspectivas para o futuro. O seminário será aberto ao grande público e as inscrições são gratuitas.


O palestrante convidado, Márcio Lopes de Freitas, é também membro do Conselho de Administração da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), e trará para o evento um pouco de sua experiência no âmbito do Ramo Agropecuário e dos desafios do segmento cooperativista para os próximos anos. Participará também do evento, o presidente do Sistema OCB/PE, Malaquias Ancelmo de Oliveira, dirigente responsável pela atuação do Sindicato e Organização das Cooperativas no Estado de Pernambuco (OCB/PE) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Pernambuco (Sescoop/PE). Além da palestra, como parte da agenda em Petrolina, ambos os presidentes visitarão cooperativas locais e se reunirão com dirigentes para discutir os potenciais de desenvolvimento do segmento no Vale do São Francisco.


De acordo com dados do anuário do Cooperativismo 2022, o Brasil conta com mais de 1.100 cooperativas agropecuárias e mais de 1 milhão de cooperados. "Trazer o presidente Márcio é importante porque ele falará sobre o futuro e as perspectivas de uma forma de organização da sociedade que tem como primazia o ser humano, que é a cooperativa. Ele irá contextualizar o segmento nesse mundo conturbado, de guerra, iniquidade e desigualdades, mostrando que o cooperativismo é uma grande alternativa, um porto favorável. Além disso, como ele é uma pessoa do agro, usará a própria experiência também para embasar a sua fala," finalizou o presidente do Sistema OCB/PE, Malaquias Ancelmo.


A cidade de Petrolina é um polo próspero de desenvolvimento do cooperativismo pernambucano. As cooperativas são conhecidas internacionalmente por sua produção no âmbito das uvas de mesa, e têm sido referência pelas técnicas utilizadas. Ainda segundo o presidente, é grande o potencial do Vale do São Francisco, o que abre espaço para a criação de uma central do Ramo Agro. "Queremos tratar também, nessa passagem pela região, sobre a verticalização das cooperativas, que é também uma ótima oportunidade, porque agrega ganhos; todos os envolvidos ganham em escala, tanto para comprar insumos e implementos, quanto para vender os seus produtos", afirmou Malaquias.


Ascom




Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem