ENEM 2023: Prazo para solicitação de isenção da taxa de inscrição começa segunda-feira (17)


A solicitação da isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 poderá ser feita a partir de segunda-feira (17). Os participantes que tiveram a isenção no ano passado e não compareceram à prova devem justificar a ausência para participar da próxima edição gratuitamente.


Como fazer a solicitação


Para fazer a solicitação, os candidatos devem acessar a Página do Participante, utilizando o login único da plataforma Gov.br, e realizar o procedimento até o dia 28 de abril. O resultado da solicitação de isenção e da justificativa de ausência será divulgado no dia 8 de maio.


Caso o participante tenha esquecido a senha da conta cadastrada no Gov.br, é possível recuperá-la. Basta acessar a página acesso.gov.br, informar o CPF e clicar em "Avançar". Em seguida, será preciso selecionar a opção "Esqueci minha senha" e escolher uma das alternativas disponíveis para gerar uma nova senha, como por meio de aplicativos, internet banking, e-mail ou mensagem de texto (SMS).


Laura Ester, de 17 anos, é estudante do 3° do ensino médio e conta que espera conseguir uma vaga no curso de medicina. “Minha preparação está sendo bem mais ou menos, porque o novo ensino médio tirou a maioria dos nossos recursos, tirou muito conteúdo, tirou muita matéria, então a gente tem que estudar mais pela nossa própria vontade mesmo, mas eu tô até aqui indo do jeito que dá”, completa. 


Fique atento às datas


17 a 28/04 - Justificativa de ausência no Enem 2022 e solicitação de isenção da taxa de inscrição;

08/05 - Resultado da justificativa de ausência e solicitação de isenção da taxa de inscrição;

08/05 a 12/05 - Recurso da justificativa de ausência e solicitação de isenção da taxa de inscrição;

19/05 - Resultado do recurso da justificativa de ausência e solicitação de isenção da taxa de inscrição;

05/06 a 16/06 - Inscrições;

05/11 e 12/11 - Aplicação Enem

12/12 e 13/12 - Aplicação Enem PPL 

16/01/2024 - Resultados


Rodolfo Godoi, professor de sociologia de Brasília, orienta aos alunos e interessados em realizar o exame, que não deixem de acompanhar as datas e atualizações sobre a prova.


“É fundamental ser acompanhada pelo estudante, mas também pelos seus professores e pela família, a data da inscrição, pagamento, solicitação de isenções, tudo isso é fundamental para que o estudante não perca a oportunidade e acabe jogando todo o seu trabalho fora e tendo que esperar a próxima seleção”, explica.


Requisitos para solicitar a isenção


Alunos matriculados no terceiro ano do ensino médio em escolas públicas;

Alunos de escolas públicas ou bolsistas integrais de escolas particulares que comprovem renda mensal de até 1,5 salários mínimos por pessoa;

Pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal;

Participantes do Encceja que tenham conseguido a certificação do ensino médio.
 


Fonte: Brasil 61

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem