Em bate-papo on-line, Defesa Civil Nacional debate a profissionalização dos agentes de proteção e defesa civil. Confira abaixo a íntegra do evento


O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, promoveu, nesta quinta-feira (27), um debate on-line sobre a profissionalização dos agentes de proteção e defesa civil. O evento abordou, com especialistas, o recente ingresso da profissão na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), além de sua importância nas ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação em casos de desastres.


O debate foi o 11º da série Bate-papo com a Defesa Civil, que é realizada uma vez por mês, com transmissão pelo canal do MIDR no YouTube. A discussão foi mediada pelo coordenador-geral de articulação da Defesa Civil Nacional, Reinaldo Estelles, e contou com a participação da professora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e coordenadora do Grupo de Estudos em Redução de Riscos de Desastres-Sociais (RRD-S/Unifesp), Alice Gambardella, e da advogada e pesquisadora Fernanda Damacena.


“A regulamentação da ocupação de agente de proteção e defesa civil era uma antiga demanda das pessoas que fazem parte do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sinpdec). É uma conquista importante, que vai fortalecer o trabalho das defesas civis e beneficiar a população”, destacou Reinaldo Estelles.


A demanda pela criação da ocupação de agente de proteção e defesa civil foi levantada em pesquisa nacional sobre defesas civis municipais, por meio do Projeto Elos, que avalia as necessidades e capacidades das estruturas municipais de proteção e defesa civil. Saiba mais aqui.


Com a criação na CBO, um dos objetivos é a busca pela excelência do trabalho dos agentes. A próxima etapa é a regulamentação da ocupação de agente de proteção e defesa civil junto ao Congresso Nacional.


Durante o bate-papo on-line, a professora Alice Gambardella, que atuou nas pesquisas do projeto Elos, detalhou como foi feita a pesquisa para que a demanda, especialmente dos agentes municipais, fosse atendida.


“Nós olhamos bastante para um objetivo, que era fazer um diagnóstico das defesas civis no Brasil, sobretudo de âmbito municipal. Entre os estudos que levantamos e as pesquisas que encontramos no campo, ficou mais latente o tema da profissionalização”, enfatizou.


A advogada Fernanda Damacena, também pesquisadora do projeto Elos, reforçou a importância da ocupação de agente de proteção e defesa civil. “A CBO traz uma vitória e representa um ponto importante em um processo de evolução, em que se chegou à tão sonhada regulamentação do exercício desta atividade. O objetivo da CBO é dar ênfase à existência de uma determinada atividade e ponderar quais são as suas atribuições”, explicou a advogada.


Nas próximas edições do Bate-Papo com a Defesa Civil, serão debatidos temas como a Interface de Divulgação de Alertas Públicos (IDAP) e sua contribuição para os municípios, gerenciamento de abrigos temporários, inundações nos rios amazônicos e as ações de prevenção e assistência às vítimas, entre outros.



Fonte: Brasil 61



Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem