ECONOMIA: Bolsa tem piores 100 dias iniciais do governo de Lula desde FHC

Foto captura de tela / jornal da Tarde


Ibovespa, principal índice da B3 (Bolsa de Valores de São Paulo), registrou a maior queda para os primeiros 100 dias de governo desde o 1º mandato de Fernando Henrique Cardoso (1995-1998). Caiu 7,20% no acumulado do ano até esta 2ª feira (10.abr.2023).


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comemorou nesta 2ª feira (10.abr) os 100 dias de governo. O Ibovespa encerrou o ano passado a 109.734 pontos. Atingiu 101.846 pontos nesta 2ª. O levantamento é de Einar Rivero, da TradeMap.


O melhor desempenho do Ibovespa nos 100 primeiros dias de governo foi no 2º mandato de Fernando Henrique Cardoso (1999-2002), quando subiu 66,98%. Depois, sob o governo Jair Bolsonaro (PL): alta de 9,18%. Nos mandatos anteriores de Lula, os 100 primeiros dias haviam sido positivos.


Ao longo deste ano, o nível mais baixo foi em 23 de março, quando fechou o dia a 97.926 pontos depois de comunicado do Copom (Comitê de Política Monetária). O mais alto foi em 25 de janeiro, data que atingiu 114.270  pontos. Lula tem uma relação conflituosa com agentes do mercado financeiro.


Em comemoração aos 100 dias de governo, criticou o pessimismo de analistas e afirmou que, se for para ouvir o mercado, é melhor desistir. O presidente também tem dado continuidade às reclamações contra o BC (Banco Central), vistas pelos agentes como uma problemática para a estabilidade econômica do país.


Nesta 2ª feira (10.abr), a Bolsa subiu 1,02%, a espera do envio das novas regras fiscais ao Congresso. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que os detalhes finais já foram definidos e o texto será entregue até 6ª feira (15.abr.2023). A regra substituirá o atual teto de gastos.


DESCOLADO DO EXTERIOR


Enquanto os principais índices globais registram alta –mesmo no cenário externo adverso com guerra na Ucrânia, inflação alta, risco de recessão e falência de bancos–, o Ibovespa está na contramão do mundo.


Fonte: poder 360



Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.


Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem