DECLARAÇÕES IMPRUDENTES : EUA avaliam que Lula se enfraquece com alinhamento à Rússia

Foto reprodução


As declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre a Guerra da Ucrânia em visita aos Emirados Árabes neste domingo (16.abr.2022) e as críticas aos Estados Unidos na visita à China causaram frustração em representantes do governo em Washington D.C., apurou o Poder360.


A diplomacia do país avalia que o presidente brasileiro perde capacidade de intermediar as negociações de paz entre Ucrânia e Rússia.


Lula disse em entrevista a jornalistas nos Emirados Árabes que os 2 países são responsáveis pela guerra. Essa afirmação é considerada em Washington uma contradição inaceitável porque a Rússia é que invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro de 2022.


O presidente brasileiro também fez declarações sobre o tema ao deixar Pequim no sábado (15.abr). Disse que os EUA precisam parar de incentivar a guerra. Os diplomatas dos norte-americanos dizem publicamente que buscam a paz. O Poder360 apurou que as frases de Lula são vistas como um alinhamento à propaganda russa. E o presidente brasileiro se enfraquece com as declarações favoráveis aos russos.


Jair Bolsonaro (PL), antecessor de Lula, disse no início da guerra que “não tomaria partido” e não tinha a pretensão de mediar o conflito. Lula tem.


Lavrov em Brasília


Os Estados Unidos observam com atenção a visita do ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, a Brasília na 2ª feira (17.abr).


O Poder360 apurou que é considerado importante para o Brasil o encontro de Lavrov com o ministro Mauro Vieira (Relações Exteriores). Mas há dúvidas sobre qual será o foco das conversas. Os Estados Unidos avaliam que deveria ser esclarecido se incluirão, por exemplo, o fato de um espião russo nos EUA ter usado identidade falsa como brasileiros.


Houve frustração em Washington com o fato de Lula ter feito críticas aos EUA em Pequim. Notam que não houve críticas à China ou a outros países na visita dele a Washington em fevereiro.




Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem