BARRAGEM DE SOBRADINHO: Expectativa é que volume útil atinja 95%.

Foto reprodução 

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Eletrobras Chesf) informa que o reservatório da Usina Hidrelétrica de Sobradinho (BA) opera dentro da normalidade, neste atual período úmido, que prossegue até o mês de maio.


Com a previsão da baixa incidência de chuvas na Bacia do São Francisco nos próximos dias, o reservatório vem recebendo vazões de entrada na ordem de 900 metros cúbicos por segundo (m³/s) e praticando vazões de saída na ordem média diária de 1.100 m³/s.


O volume útil do reservatório encontra-se em 94,41% de sua capacidade e a expectativa, diante do cenário pluviométrico, é de encerrar o período chuvoso com nível em torno de 95%.


"Tivemos uma incidência de chuvas menos intensa que no ano passado, na Bacia do São Francisco, entretanto a atual fotografia é favorável, tanto para a geração energética quanto para a garantia do abastecimento hídrico aos usos múltiplos durante o período seco, que se estenderá até o mês de novembro", afirmou o diretor de Operação, João Henrique Franklin.


"A expectativa de 95% é ótima para nos dar segurança hídrica para o período seco."


O diretor ressaltou que o processo de alteração de vazões nos reservatórios administrados pela Companhia é realizado de maneira alinhada com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e a Agência Nacional de Águas (ANA).


Ele destacou que a situação hidrológica é permanentemente avaliada, podendo haver alteração das vazões praticadas conforme a necessidade de otimização energética para atendimento ao Sistema Interligado Nacional, ou conforme o cenário pluviométrico se altere para manutenção dos volumes dos reservatórios.


Reforçou ainda a importância da não ocupação de áreas ribeirinhas situadas na calha principal do rio, haja vista que, em condições emergenciais, as vazões podem chegar a 4.200 m³/s.


Ascom/Chesf


Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem