Proprietários vão resistir se o Lulapetista permitir invasão, diz ex-Incra

Foto reprodução redes sociais 

Da Redação


O ex-presidente do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) Xicro Graziano disse que os proprietários de terras devem resistir caso o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) seja tolerante com ocupações de terras.


Segundo ele, a depender da atitude de Lula, as “invasões de terra” irão aumentar. “E a informação que eu tenho de grupos é que os agricultores em vários cantos do país estão organizados para enfrentar invasões de terras”, disse em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo publicada neste domingo (19,mar.2023).


O ex-presidente do Incra durante a gestão de Fernando Henrique Cardoso (PSDB) defendeu que uma possível reação de fazendeiros sobre o tema seria defesa da propriedade privada.


“Se fizerem isso na minha propriedade, vou lá também. É a defesa da propriedade. Ou o Estado Democrático defende a propriedade, ou o proprietário vai ter de fazer isso. É simples”, afirmou o ex-presidente do Incra.


“Neste momento, ou apostamos no Estado Democrático de Direito, e vale para a esquerda e para a direita, ou estamos ferrados“, completou.


Ocupações recentes


Em 14 de março, cerca de 170 famílias do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) decidiram desocupar a Fazenda Recreio, em Macajuba, na Bahia. As famílias, que estavam no território desde 12 de março, se deslocaram para o Acampamento Antonio Queiroz, na cidade de Rui Barbosa.


Esta não foi a 1ª desocupação realizada pelo MST em 2023. No início de março, o movimento também deixou 3 fazendas da empresa Suzano Papel e Celulose, no sul da Bahia, ocupadas desde o final de fevereiro.


A ocupação da terra da Suzano representou a 1ª ocupação em massa realizada no 3º mandato do presidente Lula, já que uma única ação envolveu mais de 1.000 famílias e 4 territórios.


A ocupação foi contra o discurso do petista durante sua campanha eleitoral em 2022. Na época, o então candidato afirmou que o MST não ocupava áreas produtivas, como as das fazendas da Suzano.


Com informações do poder 360

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem