Em Juazeiro, vítimas de violência doméstica encontram apoio na Rede de Proteção à Mulher

Para apoiar e acolher as mulheres vítimas de violência doméstica, uma rede de instituições prontas para o enfrentamento faz a diferença em Juazeiro. A Rede de Proteção à Mulher do município atua desde o atendimento inicial da vítima e dos seus filhos, até o acompanhamento do agressor, a fim de interromper o ciclo de violência.


Fazem parte da Rede, a Prefeitura de Juazeiro, através do Centro Integrado de Atendimento à Mulher (Ciam) e da Patrulha Maria da Penha (Guarda Civil Municipal), a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam), Ronda Maria da Penha (Polícia Militar/BA), Casa Abrigo Regional, 1ª Vara de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Juazeiro e Defensoria Pública da Bahia.


A coordenadora do Ciam, Sônia Lima, explica como a mulher deve proceder em caso de violência. “O primeiro passo é fazer a denúncia à Deam. Caso esteja fechada, a denúncia pode ser feita em uma delegacia comum. Em seguida, é importante que procure o Ciam, seja por demanda espontânea ou encaminhada por algum órgão. No Ciam prestamos assistência jurídica e psicossocial, acolhemos essa vítima e a acompanhamos tanto durante o processo, como em caso de medida protetiva”, informa a gestora.


A atuação da Rede não para por aí. Os filhos das vítimas também são acompanhados pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e uma articulação das instituições que compõem a Rede de Proteção, vem buscando alternativas para a criação de um grupo de apoio aos agressores, com o objetivo de ressocializar esses homens e interromper o ciclo de violência familiar. “Eu sempre digo que, em casos de violência familiar, toda a família merece atenção, inclusive os agressores. Precisamos cuidar desses homens para que eles deixem de ser agressores”, reflete a prefeita Suzana Ramos.


Telefones Úteis


Ciam: 74 99927-7677

Deam: 3613-1996

Central de Atendimento à Mulher: 180

Polícia: 190

Guarda Municipal: 3611-9880

Creas: 3612-1632

Ronda Maria da Penha: 3614-7141/ (74)98863-2793 (Plantão)

Ministério Público: 3611-4981

Defensoria Pública: 3611-1576

1ª Vara de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Juazeiro: 3614-7142

 

 Ascom/Sedes/PMJ

Foto: Luan Medrado

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem