Dependentes químicos têm direito ao auxílio doença pelo Inss

dependente químico em tratamento de reabilitação tem direito ao auxílio doença quando contribui com a previdência social. No entanto, muitos trabalhadores não conhecem esse direito. “Muitas vezes recebemos os familiares que querem internar o dependente, o seu parente, mas se preocupa como essa pessoa vai se desligar do seu trabalho para a internação, como vai se sustentar, sustentar a família? Então, é importante conhecer o benefício a que tem direito e garantir o tratamento,” explica a assistente social da Clínica Hospitalar Vida Serena em Petrolina, Franciara Souza.

Considerada doença pela Organização Mundial de Saúde, a dependência química progressiva, incurável e fatal, mas tratável. Com os cuidados adequados é possível que o indivíduo se recupere e tenha uma vida saudável. A internação é apontada por especialistas como a melhor opção.

Como requerer o auxílio doença

Têm direito ao auxílio doença para dependente químico trabalhadores que comprovem em perícia médica sua doença através de laudos médicos, bem como solicitação de pedido de internação. O médico especialista indicado para esses casos é um psiquiatra.

O médico que faz o reconhecimento da doença, atesta o afastamento do dependente químico. O atestado deve ser apresentado à empresa onde o trabalhador está registrado. Após o 16º dia de afastamento do trabalhador das suas atividades, é possível agendar perícia médica junto ao INSS com o atestado da quantidade de dias de afastamento, que deve ser de acordo com o período de internação, geralmente, 180 dias, ou seis meses. A própria empresa pode realizar este agendamento, mas caso ela não o faça é possível realizá-lo através da internet, no site da previdência social ou pelo telefone 135,” explica a assistente social.

Clínica Vida Serena

A Clínica Hospitalar Vida Serena está abrigada numa área de dois hectares e meio, aproximadamente 25 mil metros quadrados, às margens do Rio São Francisco em Petrolina. Com 600 metros quadrados de área construída, a clínica tem capacidade para receber 37 pacientes.

O endereço é Rodovia Centro Pedrinhas – Condomínio Recanto das Águas, Chácara Vida Serena, 620.O espaço fica aberto 24 horas de domingo a domingo e o contato pode ser feito pelo S.O.S no número 87 – 99209-6678.

Assessoria de Comunicação - Clínica Hospitalar Vida Serena.



Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.


Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem