A SEDE DE VINGANÇA: Lula e aliados já bombardearam Roberto Campos Neto presidente do BC ao menos 29 vezes desde a posse no dia 1º

 


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e seus aliados já fizeram declarações criticando o BC (Banco Central), o chefe da instituição, Roberto Campos Neto, ou a política monetária ao menos 29 vezes desde a posse em 1º de janeiro. Levantamento do Poder360 mostra que Lula é o principal autor das críticas e que a equipe econômica, na maioria das vezes, agiu como apaziguadora na relação entre o Executivo e a autoridade monetária.



Em 2023, as críticas começaram em 18 de janeiro com Lula dizendo ser “bobagem” a ideia de que um BC autônomo é melhor. No dia seguinte, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, botou “panos quentes” dizendo que o presidente não pretendia mudar regras relacionadas a autonomia do Banco Central.


Ao todo, até 16 de março, foram 19 declarações de autoridades do 1º escalão de Brasília tentando acalmar os ânimos entre Lula e Roberto Campos Neto. Até o próprio presidente do BC fez isso quando acenou diversas vezes ao petista. O principal caso foi em entrevista ao programa “Roda Viva”, da TV Cultura, em 13 de fevereiro.


Em momentos como a divulgação do Copom (Comitê de Política Monetária), quando o BC decide sobre a taxa de juros, o fluxo de falas negativas por Lula e aliados aumenta. A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, é uma das que mais atacaram a autoridade monetária nos últimos meses. Em 2 de março, a petista declarou que Campos Neto deveria pedir para sair do BC.


O cenário pode se repetir nesta semana. O governo observará com lupa as sinalizações da reunião do Copom na 3ª e na 4ª feira (21-22.mar). A Selic, taxa básica de juros, segue, atualmente, em 13,75% ao ano –maior patamar desde 2016.


Por outro lado, os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, e do Planejamento, Simone Tebet, foram os principais nomes a sair em defesa da ponderação entre o governo e BC. Os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), também foram vozes apaziguadoras.


Lira já disse que a autonomia do BC não será alterada e Pacheco declarou que a enxurrada de críticas ao Banco Central não ajuda o país. Ambas as declarações foram feitas na 1ª quinzena de fevereiro.


Mesmo com o tom apaziguador, em 2 de março, os ministros da área econômica partiram para o ataque contra o BC. Cobraram juntos que a autoridade monetária reduza a taxa de juros. As falas vieram depois de um resultado negativo do PIB (Produto Interno Bruto) do 4º trimestre de 2022.


As principais críticas petistas ao BC se devem ao patamar da Selic. Dizem que os juros altos prejudicam a economia.


A expectativa do mercado é que a taxa de juros seja mantida em 13,75%, mas que o comitê sinalize corte na Selic já no 2º trimestre ou depois da reunião de 3 de maio.


Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem