TO ACHANDO PORRETA DEMAIS: Governo Lulapetista estuda reforma tributária que incidira sobre o consumo dos brasileiros (Imposto sobre Bens e Serviços)


Os mais de 60 milhões de eleitores que foram enganados pela magia do hipnotizador de serpentes do Lulapetistas e por tabela os demais brasileiros que foram forçados a engolir o atual mandatário do pais,   e que até hoje só tomou decisões vingativas e de perseguição, agora vão ter que se contentarem com o caos que tomará conta com pais .

Depois de descumprir as promessas feitas em campanhas como por exemplo o da isenção do IR para quem ganhasse até 5 mil reais, o do aumento do salário mínimo, o de que o pobre iria comer picanha e tomar sua cervejinha todo final de semana, eis que a agora direciona sua peçonha para a cobrança de tributos sobre o consumo.

Segundo  o jornalista Houldine Nascimento do poder 360, o governo Lulapetista, focará no 1º semestre em aprovar mudanças que visem arrecadar mais impostos do sofrido cidadão brasileiro . De acordo com  a reportagem O secretário extraordinário da Reforma Tributária, Bernard Appyratificou durante a semana que as alterações nos impostos indiretos virão 1º e a discussão sobre a renda ficará para momento posterior.

Isso se dá porque a equipe econômica do Lulapetista considera amadurecido no Congresso o debate relacionado à tributação sobre o consumo. Uma das propostas em tramitação é a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 45 de 2019, que tem Appy como um dos autores técnicos. 

A ideia é “camuflar”  juntando  pontos da proposta com a PEC 110 de 2019, oriunda do Senado. Em entrevista a jornalistas na 4ª feira (8.fev.2023), o deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) reforçou que a discussão começará pela Câmara.

O congressista coordena o grupo de trabalho sobre a reforma, instituído pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). O Poder360 apurou que Lopes se reunirá na 2ª feira (13.fev), às 15h, com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para debater o assunto.

As duas propostas mencionam a criação do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) em substituição a outros tributos. A PEC 45, do deputado Baleia Rossi (MDB-SP), defende a extinção de 5 impostos e contribuições.

Já a PEC 110, com vários coautores no Senado, propõe o IBS como um IVA (Imposto sobre Valor Agregado), mas de competência dos Estados. Outro tributo a ser criado é o Imposto Seletivo, atrelado à União.

Este tributo incidiria sobre bens e serviços específicos, como petróleo, derivados, combustíveis, cigarros, energia elétrica e telecomunicações.

“[Uma] Lei complementar definirá quais os produtos e serviços estarão incluídos no Imposto Seletivo. Sobre os demais produtos, incidirá o IBS estadual”, diz um trecho da proposta.

O texto também aborda mudanças no IR (Imposto de Renda), mas a tendência é que a reforma sobre os tributos diretos seja feita a partir de um novo projeto de lei a ser apresentado pelo governo. 

A proposta da Câmara, por sua vez, cita “impostos seletivos, com finalidade extrafiscal, destinados a desestimular o consumo de determinados bens, serviços ou direitos”. Cigarros e bebidas alcoólicas estariam entre esses produtos.

EXPECTATIVA

Na 4ª feira (8.fev), durante evento do RenovaBR, em Brasília, Bernard Appy indicou que a alíquota do IVA deve ser de 25%, com os percentuais sendo divididos desta forma:

Estados: 14%;

União: 9%;

municípios: 2%.

Bernard Appy estima que a aprovação da reforma tributária faça o PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro crescer pelo menos 10% com essas mudanças relacionadas a impostos sobre o consumo nos próximos 15 anos.

 


Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem