Com presença da prefeita Suzana Ramos, Juazeiro inicia Jornada Pedagógica em preparação para o ano letivo de 2023 e anuncia grandes novidades

 


Com programação diversa, que segue até quinta-feira (9), a Jornada Pedagógica 2023 iniciou em grande estilo, no final da tarde desta terça-feira (7), na Chácara Bougainville. Promovida pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), a Jornada inaugurou o início das atividades letivas na rede municipal de ensino, com o tema: ‘Educar e cuidar no caminho do novo aprender’, reunindo cerca de 2 mil servidores da Educação, para planejar o percurso pedagógico do ano que se inicia, e celebrar novas conquistas.

Marcando o início das atividades, o público prestigiou o convite: ‘Venha ver o pôr do sol’, registrando um lindo espetáculo da natureza ao som animado de Christian Marques. Em seguida, o professor, palestrante, historiador, escritor, autor e diretor artístico, Natanael dos Santos, ministrou uma palestra magna com o tema: ‘Trajetórias do africano em território brasileiro - edição Bahia’, refletindo sobre o legado dos povos africanos no cotidiano da escola e na Educação pública. O momento também contou com a participação do Quinteto Liberdade Liberdade, que abrilhantou e enriqueceu ainda mais a solenidade. E encerrando a cerimônia, os servidores da Educação puderam se confraternizar no ‘Baile Carnavalesco’, sob animação da Banda Mirage.

Grandes novidades

O destaque do evento ficou por conta das grandes novidades anunciadas pela prefeita Suzana Ramos, que declarou a redução de 8h para 6h ao dia, na carga horária de trabalho dos profissionais em adaptação às novas funções; criação do Selo de Qualidade da Gestão Pedagógica, que vai premiar com um salário em dobro, os profissionais das dez primeiras escolas que apresentarem o melhor desempenho na gestão pedagógica, administrativa e financeira, sendo cinco escolas dos Anos Iniciais e cinco escolas dos Anos Finais; criação de um projeto de lei municipal que, conceda ao professor permissão para gozar a folga do dia do professor em um dia útil, quando a data corresponder a um final de semana; retomada dos 14% de regência, ainda este ano; e por fim, a novidade que consagrou as conquistas, o anúncio da confirmação do reajuste salarial da categoria em 14,95%.

O momento solene e festivo, também contou com uma série de premiações, somadas no valor de mais de R$ 30 mil, distribuído entre seis escolas municipais que foram destaque na avaliação do Índice de Desempenho da Gestão Descentralizada (Ideges), além do comitê de discussão do Documento Curricular Referencial de Juazeiro (DCRJ), e equipe técnica de Ensino e Formação da Seduc, valorizando ainda mais os servidores da Educação.

“Minha atuação enquanto gestora desse município será sempre de compromisso e responsabilidade, cumprindo o papel de agente multiplicadora de avanços e conquistas. Esse início da Jornada Pedagógica 2023 está sendo um marco histórico, consolidando ainda mais as políticas públicas de excelência na gestão educacional. Estou muito feliz em poder proporcionar e anunciar essas novidades, algumas já esperadas, e outras surpreendentes, como a do reajuste salarial, que vamos agilizar todos os trâmites necessários, tudo em benefício de vocês, os protagonistas da Educação”, disse durante discurso, a prefeita Suzana Ramos.

O secretário de Educação e Juventude, Wank Medrado, também presente na ocasião, destacou que as ações da Educação têm conquistado excelência através de um novo tempo de gestão. “É com imensa satisfação que estamos aqui hoje, em nome da nossa prefeita Suzana Ramos, celebrando as conquistas realizadas na Educação, enfrentando os desafios e planejando estratégias de novos avanços. O novo tempo de trabalho consagrou um novo tempo de gestão, consolidando os pilares de um ensino assertivo, com investimentos estruturais, pedagógicos e de valorização dos servidores, sempre a disposição e receptivos a diálogo”, relatou o secretário.

Suporte

Convidado a realizar o pronunciamento solene, o presidente da Associação dos Professores Licenciados do Brasil (APLB) de Juazeiro, Gilmar Nery, falou sobre a parceria e suporte que a gestão municipal tem oferecido à categoria, através da Seduc. “Temos conversado questões pontuais e necessárias, considerando as múltiplas dimensões referentes à defesa e promoção de condições de trabalho e de ensino na Educação municipal, contando sempre com a disponibilidade de diálogo junto a gestão e ao secretário de Educação e Juventude, Wank Medrado, o que tem resultado em novas e grandes conquistas”, declarou.

Sônia Bonfim, gestora da Escola Municipal de Educação Infantil Maria Helena da Silva Pereira, disse se sentir honrada por dispor de uma gestão municipal disposta a atender as demandas da categoria. “Além de ter me sentido prestigiada com a megaestrutura de recepção neste evento, eu também me sinto totalmente honrada de poder testemunhar nossa categoria sendo valorizada e atendida com tanta generosidade por nossa prefeita Suzana Ramos, que não esgotou esforços para fazer esse momento histórico”, finalizou Sônia.

Texto: Camila Santana – Ascom/ Seduc/ PMJ

Fotos: Ícaro Alexandre – Ascom/ PMJ

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem