Prefeitura de Juazeiro apresenta Plano de Contingência às Arboviroses ao Conselho Municipal de Saúde


A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), apresentou nesta quarta-feira (25) o Plano de Contingência às Arboviroses. O plano detalha o planejamento elaborado pelo município a partir dos riscos de uma possível emergência em saúde pública para doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como dengue, zika e chikungunya.

O plano foi construído pela equipe técnica da Sesau, em parceria com o estado da Bahia. Na apresentação do plano aos conselheiros, a superintendente de Vigilância em Saúde de Juazeiro, Caroline Moraes, mostrou os direcionamentos que ajudariam a conter um aumento de casos de doenças como dengue, zika e chikungunya no município. “Realizamos a apresentação ao Conselho Municipal de Saúde, com a proposta do controle social, que é um dos fundamentos do SUS. O plano é para traçar estratégias”, disse Caroline Moraes.

O plano detalha ainda a monitoramento que é realizada pela Vigilância Epidemiológica diante do cenário de risco. Entre as ações do Plano de Contingência, está a intensificação dos mutirões, antes mesmo do aumento do número de casos de arboviroses. O Plano de Contingência às Arboviroses foi aprovado na reunião extraordinária do Conselho Municipal de Saúde. “Com a apresentação a este órgão de extrema importância e a aprovação pelos conselheiros, a gente dá início aos trabalhos, fazendo as capacitações, orientações e treinamentos das equipes. No momento, o município de Juazeiro está silencioso. A gente tem tido poucos casos de dengue e nenhum de chikungunya. Então, este é o momento de planejar as ações estratégicas e orientar as equipes, tanto de saúde da família, quanto a equipe da especializada, a exemplo da UPA, a notificar os casos e a gente fazer o trabalho conforme as orientações do Ministério da Saúde”, explicou a superintendente de Vigilância em Saúde.

Participaram da reunião extraordinária do Conselho Municipal de Saúde, além de Caroline Moraes, o diretor da Vigilância em Saúde da Sesau, Djalma Amorim, o supervisor do Núcleo de endemias, Diego Alves, o superintendente de Atenção primária, Régio Cunha e diversos conselheiros.

Arboviroses em Juazeiro 2023

Em 2023, Juazeiro não confirmou nenhum caso de Chikungunya e registrou 2 casos de dengue clássica.

Texto: Amanda Franco- Ascom Sesau PMJ


Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem